Empresa triplicou faturamento com a coleta reversa em 2011
Acompanhando o aquecimento das compras pela internet e a preocupação ambiental, a Transportadora Plimor, de Farroupilha (RS), está se aprimorando para atender o processo de descarte e mesmo devolução de produtos ao fabricante.
“A coleta reversa é uma operação de retorno do material por motivos diversos, normalmente de um produto já usado, e que por apresentar defeitos de fabricação, por ser obsoleto ou por arrependimento do consumidor deverá retornar ao embarcador para realocação ao ciclo produtivo ou destinação final cumprindo as normas ambientais”, explica o gerente de suporte da Plimor, Fabiano Basotti.
A transportadora farroupilhense presta este tipo de serviço para os ramos de e-commerce, eletrônico, telefonia, têxtil, calçadista e farmacêutico. Do total de coleta reversa efetuada pela Plimor, 60% corresponde ao e-commerce, principalmente de eletrônicos. O restante se divide em telefonia, moda e outros ramos. No último ano, a Plimor triplicou seu faturamento com a coleta reversa.
Por esse motivo, a empresa decidiu aprimorar ainda mais seus processos. A qualificação da coleta reversa passa pela padronização total de seus processos. A empresa também vem investindo no treinamento das equipes internas e externas para detalhar todas as etapas do processo.
A transportadora vem estudando como produzir as melhores embalagens de acordo com cada setor e produto específico. Para que tudo isso possa se concretizar, também está trabalhando na adaptação de seu software para ampliar a coleta de informações e, assim, atender com precisão e ainda prever as especificações de cada segmento.
Portal Logweb