Telemática avaliará risco real da operação para apólices de frotas

Sistema afetará o cálculo de apólices com dados precisos sobre a direção do veículo, aumentando a transparência e segurança jurídica nos contratos

Por Gustavo Queiroz

- maio 6, 2025

Ricardo Rodrigues, diretor de Veículos Comerciais e Aftermarket da Continental no Brasil

Em consonância com as demandas por segurança, eficiência e rastreabilidade no transporte de cargas e passageiros, a Continental avança no desenvolvimento de tecnologias integradas para veículos comerciais. Destaque para um novo produto em desenvolvimento para seguradoras, além do conhecido tacógrafo digital BVDR 2.0, lançado na Automec 2023, e para o Bus Control, sistema inédito de gestão de transporte de colaboradores apresentado no ano passado.

Ricardo Rodrigues, diretor de Veículos Comerciais e Aftermarket da Continental no Brasil, em entrevista exclusiva à Frota&Cia detalhou as inovações e tendências para a linha pesada.

Em parceria com seguradoras, ofereceremos módulos de telemática para fornecer dados em tempo real sobre comportamento do motorista e condições de acidentes. “Isso traz transparência para investigações e permite ajustes em apólices baseados em risco real“, complementa. A solução, ainda sem nome oficial, deve chegar ao mercado entre o fim de 2025 e início de 2026.

Essa tecnologia permite às seguradoras acessar informações confiáveis em tempo real, como modo de direção, cumprimento da legislação e condições antes de um acidente“, explica Rodrigues. “Em casos de sinistros, os dados digitais — protegidos pela LGPD e compartilhados apenas com autorização do frotista — ajudam a evitar perdas de informação e oferecem transparência na análise“, complementa.

No agronegócio, a Continental atua com rastreamento e geração de dados para máquinas financiadas, garantindo maior controle aos credores. “Nossas soluções já são usadas em outros segmentos e têm potencial para crescer no agro, onde a gestão de frotas é crítica“, comenta Rodrigues.

Já no mercado

O BVDR 2.0, tacógrafo digital homologado no Brasil, substitui modelos mecânicos e antecessores digitais, registrando dados como velocidade, tempo de direção e paradas, sendo informações essenciais para o cumprimento da legislação de trânsito.

Além do tacógrafo, desenvolvemos soluções como o Workshop Tab, um tablet para calibração e diagnóstico, adaptado ao mercado brasileiro, que também foi apresentado na Automec 2023. Ele integra-se a sistemas de gestão de frota, monitoramento de pneus e análise de direção, ajudando a reduzir custos com combustível“, explica Rodrigues.

Lançado recentemente, o Bus Control é uma plataforma para gerenciar frotas de ônibus. Por meio de um aplicativo, funcionários acompanham em tempo real a localização do veículo, enquanto RH e operadores otimizam rotas e escalas. “Imagine um colaborador notificado quando o ônibus está a 5 minutos do ponto, evitando espera em áreas inseguras. Ou um supervisor realocando equipes se um veículo atrasar. É tecnologia para segurança e produtividade“, destaca o executivo. A solução, desenvolvida no Brasil, está aberta a testes piloto.

Questionado sobre as tendências para reposição, Rodrigues enfatiza a conectividade como pilar: “Seja em veículos a combustão, elétricos ou movidos a hidrogênio, dados sobre desgaste e uso permitirão antecipar manutenções, reduzindo custos operacionais“.

Aumovio

Recentemente, o Grupo Continental também revelou o nome de sua nova empresa independente do setor Automotivo: Aumovio. Com foco em eletrônica veicular e sistemas para carros definidos por software, a Aumovio concentrará seus esforços em segurança, conectividade e direção autônoma, atendendo a demanda global por veículos mais inteligentes. Segundo análise da consultoria Berylls, o valor médio por veículo nessas áreas deve crescer 4,7% ao ano até 2029, superando o ritmo de produção mundial de automóveis (dados da S&P Global Mobility).

A expectativa é que, após aprovação na Assembleia Geral da Continental em 25 de abril, a Aumovio seja listada na Bolsa de Frankfurt já em setembro deste ano. A independência permitirá maior flexibilidade para explorar mercados emergentes e ampliar parcerias, especialmente na China, onde a Continental já emprega 10 mil colaboradores e gerou 14% das vendas globais do setor em 2024.

Como maior polo automotivo do mundo, a China deve crescer acima da média global na próxima década. Para fortalecer sua presença, a Continental tem investido em produção local, cadeia de suprimentos e desenvolvimento de tecnologias sob medida.

Na Auto Shanghai, realizado em abril, a divisão automotiva apresentou os sistemas Luna e Astra, criados pela joint venture Horizon Continental Technology exclusivamente para o mercado chinês. Luna combina assistência à direção, estacionamento e segurança ativa para maior conforto. Astra permite condução assistida mesmo sem mapas de alta resolução e inclui estacionamento automatizado com memória. “Na China, não apenas vendemos, mas cocriamos tecnologias. Essa é a essência da nossa estratégia ‘no mercado, para o mercado’“, reforçou Philipp von Hirschheydt, membro do Conselho Executivo da Continental e CEO da divisão Automotiva.

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