TCP amplia capacidade de movimentação de carga refrigerada

A administração do terminal inaugurou uma nova subestação de energia que possibilitará a ampliação do tipo de carga no terminal

TCP
A subestação foi instalada em um prédio de dois andares, com área total de 446 metros quadrados, localizado dentro do terminal. | Foto: Divulgação/ TCP

Na última quarta-feira (20), a nova subestação de energia, modelo GIS F35-4, fabricada pela General Electric (GE), do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) foi inaugurada. O projeto tem como objetivo abastecer não só toda a estrutura do terminal, mas também as 1.554 novas tomadas na área de reefer e os RTGs que foram eletrificados recentemente na operação ferroviária.

Instalado em um prédio de dois andares, com área total de 446 metros quadrados, localizado dentro do terminal, o sistema conta com um transformador de 25 kVA de potência com tensão de entrada de 138 kV e saída em 13,8 kV para distribuição para as outras subestações já presentes no local.

A subestação passou por um aumento na capacidade de carga distribuída, que antes era de 10 MVA e agora é de 25 MVA, podendo ser expandida a 50 MVA com a instalação futura de um segundo transformador. Segundo o coordenador de manutenção da TCP, Wilson do Pilar Cordeiro Junior, isso viabilizará a expansão do número de tomadas da área reefer de 3.572 para 5.126 até o final do ano. “Além de garantir o fornecimento de energia de forma adequada para nossos dois RTGs eletrificados, que fazem parte da estratégia do terminal em reduzir a emissão de gases de efeito estufa”, explicou.

O modelo GIS (subestações isoladas a gás) foi escolhido por ser compacto, confiável e com baixíssimo custo de manutenção, trazendo maior eficiência e segurança às operações do terminal.

Para a TCP, a inauguração da nova subestação tem um papel importante para o terminal, pois elimina completamente o gargalo da restrição da cota de eletricidade para atender à demanda pelas novas tomadas, atendendo ao crescimento da área refrigerada. Além disso, estabelece uma base sólida para o desenvolvimento sustentável na TCP, incluindo a ampliação do pátio, a eletrificação de todos os RTGs e a aquisição de STSs adicionais no cais, conforme plano estratégico da empresa.

TCP
Autoridades estiveram presentes na inauguração. Da esquerda para a direita, o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o CEO da TCP, James Cao, e o diretor do CET Group, Liu Ming. | Foto: Divulgação/ TCP

O evento de inauguração contou com a presença do CEO do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), James Cao; do presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; e do diretor do CET Group, empresa responsável pela construção da subestação, Liu Ming.

Leia também: Pelo menos 8 capitais brasileiras vão investir em frotas de ônibus elétricos

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!