Suzano testa caminhão elétrico com CMT de 120 toneladas

Caminhão irá operar no transporte de celulose em rota com menos de cinco quilômetros entre fábrica e porto no Espírito Santo

Atlas com CMT de 120t

Um caminhão elétrico com capacidade máxima de tração (CMT) de até 120 toneladas começou a operar na Unidade Aracruz (ES), da Suzano, por meio de uma parceria com a VIX Logística, que pertence ao Grupo Águia Branca. Chamado de Atlas, o veículo iniciou sua fase de avaliações operacionais em maio e irá operar no transporte de celulose.

O veículo elétrico em teste tem potencial para reduzir em até 20% a emissão de poluentes no trajeto entre a fábrica e o Portocel, terminal por onde a produção é exportada, que possuem 4,3 quilômetros de distância.

O Atlas foi projetado a partir de um caminhão Mercedes Benz modelo Axor 3344 e é equipado com motor elétrico e baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). A provisão é de que o bruto economize até 8.300 litros de diesel por mês, assim como de cerca de 21 toneladas de CO2.

Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite testar soluções criativas e arrojadas. A adoção de tecnologias eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado, e a VIX se destaca nesse movimento, mantendo-se na vanguarda do setor de logística“, destaca Elias Alves, diretor da VIX e responsável pelo VIVA – VIX Veículos Autônomos.

A iniciativa deverá ser expandida para outras operações da empresa. “A parceria com a VIX Logística é estratégica para nós, e esse teste representa um marco em nossos esforços para impulsionar a inovação em nossas operações. Acreditamos que essa iniciativa abre caminho para soluções de transporte mais limpas e eficientes“, afirma Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional da Suzano.

Compartilhe nas redes sociais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!