SSAB projeta retomada da economia para 2013

Por Freelers

- agosto 31, 2012

Empresa aposta em retomada do mercado de caminhões e avista grande potencial em máquinas agrícolas

Presente no Brasil desde 2004, a SSAB possui o aço de alta resistência Domex como o seu grande trunfo comercial, que proporciona à empresa sueca uma confortável liderança mundial neste nicho de mercado. “A densidade do nosso aço é comum, porém sua resistência é muito superior – mais do que o dobro em relação ao aço tradicional. Portanto, pode-se usar o Domex com uma espessura inferior”, explica Fábio Ferreira da Silva, gerente técnico da SSAB.

Atualmente, a principal demanda nacional pelo aço é oriunda da mineração, mas implementadoras como Noma, Rossetti, Librelato e Randon também são clientes importantes, apesar da momentânea retração do mercado de caminhões e implementos em 2012. “Está impactando – negativamente – a questão do Euro V, mas o uso na mineração compensou”, conta Ferreira da Silva.

No segmento de mineração, a SSAB fornece para montadoras como a Volvo, a Caterpillar e a Líber, bem como para caminhões fora-de-estrada que operam neste mercado.

Durante o ano de 2011, a companhia comercializou 1.057.000 toneladas de aço de alta resistência em bobinas (laminados a quente e a frio), em todo o planeta. Toda essa produção é resultado das atividades das cinco usinas da SSAB, sendo três delas instaladas na Suécia (somente uma é destinada à produção do Domex) e duas nos Estados Unidos, dedicadas à produção do aço Hardox.

“A SSAB está muito otimista com relação ao mercado brasileiro para os próximos anos, independente da atual desaceleração da economia a qual esperamos que se reverta de forma efetiva em 2013 e que se consolide um crescimento mais expressivo de forma sequencial entre 2014 a 2017. Alguns mercados, como o de implementos rodoviários, já estão bem maduros no uso de aços de alta resistência no Brasil, sendo que ainda possuem muito potencial para crescer. Outros mercados ainda estão em fases iniciais no uso destes tipos de aços, como por exemplo,  o mercado agrícola, o qual prevemos que passará por uma revolução nos próximos anos com a substituição de aços comuns por aços de alta resistência, tornando seus equipamentos mais leves, mais eficientes e mais modernos”, analisa Ferreira da Silva.

Atualmente, a SSAB opera com dois centros de distribuição no Brasil, sendo um em São Paulo e outro em Curitiba (capacidade de armazenagem para 10.000 toneladas em cada uma das duas unidades). “A companhia estuda a possibilidade de instalar um novo armazém próximo aos nossos principais clientes de mineração. Ainda há muito para crescer no Brasil com o uso de aços de alta resistência em substituição a aços de menor resistência, pois os benefícios são expressivos”, completa.

Transpoonline

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *