O Governo de São Paulo lançou uma linha de crédito para o financiamento de projetos de inovação por meio de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Desenvolve SP. A linha ofertará, até o dia 11 de abril, montantes iguais ou superiores a R$ 20 mil, sem valor máximo previamente estipulado.
“Procuramos soluções que tenham impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. Considerando a atual crise climática, temas como a produção de biocombustíveis, a redução da pegada de carbono na indústria e na mobilidade urbana serão observados, mas não só isso. Por exemplo, soluções que apoiem a biodiversidade, a produção de alimentos de forma sustentável, a economia circular e a redução de resíduos na indústria e consumo também serão valorizadas”, adianta André Aquino, diretor de Inovação da SCTI.
De acordo com o edital, os projetos que serão selecionados devem apresentar tecnologias diferenciadas e disruptivas, preferencialmente com impactos socioambientais positivos. Também terão atenção especial propostas das chamadas deeptechs (empresas que desenvolvem tecnologias inovadoras e complexas, baseadas em conhecimentos científicos avançados), incluindo temas como computação quântica, inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia ou engenharia genética, robótica e automação, interfaces cérebro-computador e neurociência, novas formas de geração de energia, tecnologia espacial, entre outros. Serão consideradas propostas de ambientes ligados ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), programa da SCTI que possui 61 ambientes de inovação, sendo cada um deles com centenas de empresas ligadas.
Todos os segmentos são aceitos, incluindo greentechs ou cleantechs, govtechs, civictechs, edtechs, healtechs, biotechs e agrotechs, desde que sejam micro e pequenas empresas. Como exemplos de modalidades de trabalhos propostos, podem também ser citados a criação de novos produtos ou serviços de base tecnológica; mudança tecnológica de processos industriais visando ganhos em sustentabilidade; proteção à biodiversidade; projetos inovadores de govtech que tenham governos municipais e estaduais como potenciais compradores de soluções, e de civic techs, em que a sociedade civil seja a principal beneficiária das soluções propostas.
Cronograma e formulário
Os aprovados na primeira fase serão divulgados até o dia 02 de maio; submissão de projetos até 04 de julho; divulgação dos aprovados finais na segunda fase até 8 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/bXAgY4PyFFY7nJoV6 e as dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail [email protected].