Seminário mostra tecnologias para aumentar segurança nas estradas

Evento promovido pela Volvo reuniu especialistas e pesquisadores em SP


Evento promovido pela Volvo reuniu especialistas e pesquisadores em SP

O Grupo Volvo promoveu na última terça-feira ( 24), no Hotel Pullman, em São Paulo, o Seminário Volvo de Tecnologias de Segurança e Comportamento Seguro. O evento reuniu pesquisadores da Volvo e outros especialistas no assunto.

O diretor de segurança da Volvo Trucks Corporation, o sueco Carl-Johan Almqvist, falou sobre as tecnologias lançadas recentemente para aumentar ainda mais a segurança nos caminhões e que em breve se tornarão exigências legais na Europa. Um dos maiores especialistas do mundo neste segmento, Almqvist abordou ainda o que os pesquisadores do Grupo Volvo estão projetando para o futuro neste segmento.

A pesquisadora brasileira Nereide Tolentino, especialista em desenvolvimento comportamental, mostrou os resultados de uma pesquisa sobre o perfil do motorista brasileiro. Ela divulgou uma série de informações sobre a categoria, algumas delas preocupantes, como, por exemplo, o fato de mais de 80% dos motoristas indicarem que não gostariam que seus filhos fossem caminhoneiros, por causa da solidão e riscos da atividade, entre outros motivos.

Nereide também falou sobre o Transformar, programa de treinamento de motoristas baseado no gerenciamento de riscos da viagem e no cotidiano do caminhoneiro. Desenvolvido pelo Grupo Volvo América Latina, o programa tem contribuído para as empresas diminuírem o número de acidentes com caminhões.

O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Calcula-se que cerca de quatro mil motoristas de caminhões morrem anualmente em acidentes no País. Somente com acidentes no transporte rodoviário de carga, estimam-se aproximadamente R$ 10 bilhões em prejuízos anuais. “Isto não é aceitável. É um problema que precisa ser, no mínimo, atenuado”, declara Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa do Grupo Volvo América Latina. “Queremos continuar sendo um motivador para a sociedade discutir este tema, pois o custo em vidas e os prejuízos são enormes”, complementa Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!