Scania apresenta novas caixas de velocidades G38 Opticuise

O G38 foi especialmente desenvolvido para trabalhar em conjunto com o V8 de 770 CV da Scania

Na feira de Elmia, na Suécia, a Scania apresentou a sua mais recente alteração das caixas de velocidades da série G para o Scania Opticruise. O robusto recém-chegado denominado G38 – foi especialmente desenvolvido para trabalhar em conjunto com o V8 mais potente da Scania, o modelo de 16 litros, 3.700 Nm, e 770 CV. Juntos, oferecem tudo, desde a poupança de combustível e de peso à suavidade da condução e à elevada potência de arranque.

O G38 é a última versão das caixas de velocidades da série G que foi introduzida pela primeira vez em 2019 (com o G33). Apesar de ser capaz de lidar com a peça de 3.800 Nm, apresenta exatamente as mesmas dimensões e peso que o G33.

“Trata-se basicamente de metalurgia, escolhendo tipos de aço mais extremos e aplicando tecnologias como o polimento de rodas dentadas e rebitagem, com vista a aumentar o endurecimento e a durabilidade de determinados componentes vitais”, afirmou Mats Henriksson, Engenheiro de Desenvolvimento na Scania R&D. “Além disso, acrescentámos canais de óleo adicionais para as peças mais essenciais, mas não é tudo – o design básico da série G é por si só muito robusto”.

Mais detalhes

As caixas de velocidades da série G são tipicamente 60-70 kg mais leves do que as caixas de velocidades antigas, principalmente devido às caixas totalmente em alumínio e às dimensões gerais mais reduzidas. Outra conquista fundamental foi a redução do ruído, um pré-requisito para conformidade com os regulamentos futuros. As mudanças de velocidades destas caixas manuais automatizadas são efetuadas por atuadores pneumáticos.

A meu ver, a série G e as suas caraterísticas foram uma espécie de revolução na altura da sua introdução e continuam a sê-lo”, referiu Bo Eriksson, Gestor de Produtos da Scania Trucks. “Oferece aos clientes todos os valores que se podem pedir, sendo, ao mesmo tempo, flexível e adequado para uma vasta gama de aplicações e operações nas quais estão envolvidos muitos cavalos de potência e binário. Os camiões de carga pesada, por exemplo, beneficiarão definitivamente do G38. É a contribuição definitiva quando se trata de níveis de desempenho bem equilibradas no sistema modular da Scania”.

As caixas de velocidades da série G também podem ser encomendadas nas versões HD (Heavy Duty) e o G38 não é exceção. Como um G38CH, será fornecido com uma engrenagem planetária mais ampla a fim de aumentar ainda mais a robustez. Aumenta a capacidade para suportar um binário elevado no veio de transmissão, mesmo nas condições de estrada mais exigentes.

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