A Santos Brasil comprou 35 caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) para operações no Tecon Santos, terminal localizado no Porto de Santos (SP). O investimento de R$ 40 milhões faz parte do plano de substituição gradual da frota a diesel, que hoje conta com 140 veículos. Os novos caminhões, do modelo P 340, foram adaptados para as necessidades do terminal após estudos técnicos. Eles têm motor de 9 litros, potência de 340 cavalos e capacidade de tração de até 78 toneladas, com transmissão automatizada de 14 marchas.
A operação será sustentada por um posto de abastecimento de GNC dentro do terminal, atualmente em implantação. Além disso, os veículos contam com sistema de freio auxiliar e tecnologia de coleta de dados em tempo real para orientar os motoristas.
A iniciativa integra o projeto de expansão do Tecon Santos, que aumentará sua capacidade anual de movimentação de 2,6 milhões para 3 milhões de TEUs até 2026, com investimentos acima de R$ 2,5 bilhões. A medida também reforça o Plano de Transição Climática da empresa, que prevê reduzir em 70% as emissões diretas e em 30% as indiretas até 2040.
Em 2023, a Santos Brasil já havia incorporado oito guindastes elétricos, que devem eliminar 700 toneladas de CO₂ por mês quando a substituição total dos modelos a diesel for concluída, em 2031.