Depois da sua última edição em 2018, o Salão do Automóvel vai voltar a ser realizado em São Paulo no próximo ano. O anúncio foi feito durante comitiva da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), realizada na última terça-feira (8), com participação do presidente presidente Luiz Ignácio Lula da Silva (PT).
A nova edição vai acontecer no Parque Anhembi, na zona norte de São Paulo, durante os dias 22 de novembro até 1º de dezembro de 2025. O plano é seguir, mais ou menos, os modelos de feiras automotivas internacionais, como a de Pequim, Munique e Detroit. Ou seja, o foco serão os produtos e novas tecnologias, transformando-o em um evento mais voltado ao setor comercial do que o turismo.
Aliás, a volta da feira foi também um pedido do próprio presidente Lula, durante inauguração da sede da ANFAVEA há 5 meses atrás. Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, comentou:
“Desde o fim da pandemia, a Anfavea se esforçou para retomar o tradicional Salão do Automóvel. Tudo isso foi fundamental para essa mobilização em torno de uma grande exposição tecnológica”.
Evento histórico
O Salão do Automóvel é considerado a maior feira automobilística nacional e uma das maiores da América Latina. Sua primeira edição, em 1960, também carrega uma importância histórica, já que foi uma manifestação da primeira fase de grande expansão da indústria automobilística no Brasil.
Esse primeiro evento acontece durante 16 dias entre os meses de novembro e dezembro, e foi realizado no Pavilhão da Indústria e do Comércio do Parque do Ibirapuera. Na ocasião recebeu cerca de 400 mil visitantes que foram observar os lançamentos de 12 montadoras da época. Fusca, Dauphine, Simca Chambord, Aero Willys, FNM 2000 JK, e o minúsculo Romi-Isetta, primeiro automóvel de passeio produzido no país, eram alguns dos modelos que marcaram presença nesta edição.
Já no início da década de 1970, o evento mudou para o Parque Anhembi, local que o recebeu a festa até a edição de 2016, que foi realizada no São Paulo Expo. Mas, dois anos depois, o Salão do Automóvel voltou para sua tradição casa.
LEIA MAIS: Scania amplia parcerias por automação da mineração na Austrália