Pela primeira vez na sua história, o Grupo Randoncorp participou como expositora da IAA Transportation 2024, a maior feira de veiculos comerciais do mundo, realizada no período de 17 a 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha. Em seu estande, o conglomerado destacou a vertical de Autopeças, com as marcas Castertech, Master e Suspensys.
Ao fazer um balanço da feira, o CEO do Grupo Randoncorp, Sérgio Carvalho (foto), comentou esse momento histórico e os produtos que atraíram a atenção dos visitantes.
Para ele, o grande destaque foi a tecnologia de propulsão a hidrogênio, além das novas tecnologias de baterias. Mas, particularmente para o grupo Randoncorp, o fundamental foi o network gerado por lá.
“Foi a primeira vez que participamos com um estande das nossas autopeças. Gostamos muito da experiência e estaremos de maneira mais expressiva na próxima IAA. Um evento como esse ajuda a projetar a empresa para fora. O que gera de ligações e network em poucos dias, levaria meses para fazer se fosse em reuniões pontuais”.
Além da exposição de marca, a IAA 2024 também é muito importante para mensurar o nível de tecnologia do Brasil em comparação à Europa. No mercado de implementos rodoviários, Sérgio defende que esse gap não é tão grande quanto já foi outrora.
“A diferença de qualidade encurtou bastante. Por exemplo, vimos lá uma tecnologia, ainda em protótipo, de sistema auxiliar automático que está atrás do que já estamos comercializando aqui no Brasil. Esse sistema que foi apresentado adicionou 4 a 6 toneladas de peso morto. Em comparação ao nosso que tem cerca de 800 kgs por aqui. Então, ver uma tecnologia brasileira na frente é algo raro. Faço questão de citar porque é algo importante”.
Expansão internacional
No começo de 2024 a Frasle Mobility, empresa também do grupo Randoncorp, realizou uma aquisição na casa dos 400 milhões de dólares junto ao grupo KUO no México. A tendência é que a empresa continue expandindo sua presença internacional, principalmente na América do Norte e Europa. Atualmente, as receitas providas fora do país já estão acima de 24% dentro da receita geral.
Também parte da estratégia de crescimento, a Randoncorp busca fortalecer sua posição como uma empresa de multisoluções. Isso já foi trabalhado na IAA e será ainda mais na FENATRAN, realizada em novembro no Expo São Paulo, na capital paulista.
“Nosso posicionamento terá uma caracterização mais completa, queremos desenvolver produtos e soluções para o ecossistema de transporte como um todo. Semirreboque, autopeças ou serviços que o transportador precise para evoluir sua operação”. Afirma Sérgio.
Hoje, as autopeças são o o maior negócio do grupo com cerca de 62%, contra 30% de semirreboques. (foto do estande na IAA 2024)
Expectativas para FENATRAN
O CEO do grupo ainda não revelou todas as novidades que serão apresentadas nos dois estandes que veremos da Randoncorp por lá, mas citou que novidades em várias frentes, como um sistema mais avançado de ABS, atualizações únicas no Randon Smart, seu veículo autônomo para uso confinado que conecta carretas (portos, fábricas) e a presença do E-SYS em um grande nome do transporte mundial.
“Em particular, o agronegócio está sofrendo, mas tivemos bons sinais de movimentação A expectativa é que o final de ano será aquecido muito por conta da FENATRAN. A feira tem esse poder de acelerar o investimento das empresas.”
LEIA MAIS: Sansuy compara qualidade de lonas na IAA Transportation