Até novembro, mais de 38 milhões de toneladas de mercadorias foram movimentadas
A movimentação de mercadorias nos portos paranaenses de Paranaguá e Antonina superou o recorde de 2007. Até novembro, foram movimentadas mais de 38 milhões de toneladas de mercadorias nos dois terminais. A expectativa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é de que esse montante feche 2011 em torno de 41 milhões de toneladas.
De janeiro a novembro, os portos de Paranaguá e Antonina exportaram 6,7 milhões de toneladas de soja. O volume é 13% superior ao recorde histórico de exportações do produto, registrado em 2003. Já as exportações de açúcar superaram em 4% o recorde de 2010, atingindo pouco mais de quatro milhões de toneladas exportadas.
A importação de fertilizantes também superou a marca de 2007. Até novembro deste ano, foram 8,5 milhões de toneladas importadas do produto. A movimentação de veículos também ultrapassou em 14% o recorde registrado em 2010 , atingindo a marca de 207 mil veículos movimentados até novembro.
Segundo o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, a recuperação da movimentação de mercadorias em Antonina tem sido conseguida utilizando o porto como suporte ao de Paranaguá. De janeiro a novembro, foram 1,3 milhão de toneladas movimentadas em Antonina, superando em 25% o recorde obtido em 2004. Na comparação com 2010, a movimentação deste ano em Antonina é 400% superior.
Outro recorde alcançado foi o da receita cambial gerada pelas exportações de mercadorias. Até novembro, foram quase US$ 16 bilhões, valor 14% superior ao recorde de receita registrada em 2008 pela Appa.
Portos e Navios