Pneu com óleo de soja da Goodyear recebe prêmio

Em 2021, o Brasil colheu a maior safra de soja da sua história, com quase 139 milhões de toneladas. Já para 2022, a projeção não é tão positiva quanto
Foto: Jonas Oliveira

Uma tecnologia desenvolvida pela Goodyear em parceria com o órgão norte-americano United Soybean Board foi premiado na edição 2018 da Tyre Technology Expo, em Hannover, na Alemanha. A aplicação de óleo de soja ao composto do pneu, substituindo o petróleo, recebeu o Prêmio Internacional de Tecnologia de Pneus na categoria “Desempenho Ambiental do Ano”.

Dois pneus da marca já usam a inovação, ambos comercializados nos Estados Unidos: WeatherReady Assurance e o Eagle Enforcer All Weather. Segundo a fabricante, o óleo de soja pode melhorar o desempenho do pneu em baixas temperaturas, ajudando a borracha a se manter flexível em climas frios, além de melhorar a tração em piso molhado e neve. O óleo vegetal também se mistura com mais facilidade com compostos de borrachas, reduzindo o consumo de energia na fabricação dos pneus.

“A industrialização da tecnologia de óleo de soja demonstra que a pesquisa e desenvolvimento em materiais sustentáveis pode trazer benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também ao desempenho dos pneus. Esse tipo de inovação, que representa uma a vitória em todas as frentes, será cada vez mais a norma, e não a exceção, na indústria de pneus do futuro”, disse Graham Heeps, editor da Tire Technology International e presidente do júri.

“Nosso trabalho com a United Soybean Board apresentou um desafio e uma oportunidade únicos para nossos cientistas e engenheiros de pneus, ao usarem o óleo de soja no desenvolvimento de produtos com performance superior”, afirmou Chris Helsel, Chief Technology Officer da Goodyear.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!