PIB agropecuário deve crescer 11,6% este ano, de acordo com o IPEA

O resultado previsto para a produção vegetal está condicionado à estimativa positiva para a soja

Agropecuário

A expectativa para o desempenho do setor agropecuário é de elevado crescimento em 2023, após uma queda da atividade econômica em 2022. Um estudo divulgado na última sexta-feira (25) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a estimativa de aumento no valor adicionado (VA) da agropecuária neste ano foi mantida em 11,6%.

A projeção do VA da produção vegetal permaneceu em 14,2% de alta, enquanto a previsão para a produção animal foi revista de 1,6% para 0,8%.

A atualização dos pesos dos componentes do setor agropecuário após a divulgação dos resultados no ano passado e a compensação nas revisões das estimativas para 2023 por segmento na produção vegetal motivaram a manutenção da projeção para este ano.

Produção vegetal

A participação da produção vegetal aumentou significativamente nos últimos anos e hoje corresponde a cerca de 80% do VA do setor agropecuário. Sendo assim, a alta elevada da produção vegetal em 2023 passou a ser mais significativa.

O resultado previsto para o setor agropecuário em 2023 é condicionado, principalmente, à estimativa positiva para a soja. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita está praticamente encerrada em Mato Grosso, principal estado produtor, e encontra-se acima de 80% em Goiás.

Até o momento, a probabilidade de que essa projeção permaneça em um patamar próximo de um crescimento de 20% é elevada. Mas uma nova revisão da safra de soja no Rio Grande do Sul é o principal risco de uma redução na estimativa da produção brasileira desse grão em 2023. A melhora nas condições climáticas na região, nas últimas semanas, é um fato positivo no impacto das restrições hídricas no Sul do país.

Leia também: Preço médio do frete por quilômetro aumentou 11% em fevereiro

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!