Petrobras: diesel S-50 custará R$ 0,06 a mais


Estatal também mostrou Flua, sua marca de Arla 32


Estatal também mostrou Flua, sua marca de Arla 32

Em entrevista coletiva realizada no início da tarde desta segunda-feira, dia 5, a Petrobras informou que o diesel S-50 estará disponível a partir de 1º de janeiro em 900 postos em todo o Brasil com custo de R$ 0,06 a mais por litro na comparação com o diesel S-500. A empresa também venderá a própria solução de ureia (Arla 32) com nome Flua (foto), cujo preço deve variar entre R$ 2 e R$ 3 o litro.

A Petrobras investiu mais de R$ 105 milhões na unidade de produção deste agente redutor líquido em sua fábrica de fertilizantes em Camaçari, na Bahia. A fabricação em escala comercial teve início em outubro deste ano, com capacidade de 63 mil m³, e chegará a 200 mil m³ em outubro de 2012.

Segundo a companhia, o investimento para ampliar os pontos de oferta do diesel S-50 foi de R$ 25 milhões. Vale lembrar que esse combustível já é distribuído no País desde 2009 para as frotas de ônibus das regiões metropolitanas do Estado do de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos), da região metropolitana do Rio de Janeiro, dos municípios de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Em maio de 2009, passou a ser comercializado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife para todos os veículos movidos a diesel. O volume desse diesel equivale a algo entre 5% e 6%do S-500.

De acordo com a estatal, entre 2005 e 2010 foram investidos R$ 32,8 bilhões para modernização do parque de refino, sendo R$ 16,6 bilhões para a produção do diesel de baixo teor de enxofre. Entre 2011 e 2015 serão empregados R$ 29,2 bilhões na modernização das refinarias, sendo R$ 21,8 bilhões no programa de qualidade do diesel. Em 2013 estará disponível o Diesel S-10, com teor de enxofre ainda menor. Em 2012, os postos do Brasil venderão três tipos de diesel, o S-50, o S-500 e o S-1800. Em 2014 haverá apenas dois tipos, S-10 e S-500.

Atualmente, o Diesel S-50 é produzido nas Refinarias de Paulínia (Replan) e Henrique Lage (Revap), em São Paulo; de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro; e Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. A partir do primeiro trimestre de 2012 também sairá das refinarias de Capuava (Recap), em São Paulo; Landulpho Alves (Rlam), na Bahia; e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), neste primeiro momento, 3 mil postos (distantes no máximo a 400 quilômetros um do outro) terão diesel S-50 em suas bombas.

Segundo cálculos da petroleira, o uso do Diesel S-50 nos novos motores resultará na redução de 80% ou mais da emissão de material particulado. O uso do Arla 32 permitirá reduzir em até 98% a emissão de NOx (óxidos nitrosos), um dos gases de efeito estufa. De acordo com a Petrobras, 38% do diesel S-50 será importado. A companhia quer reduzir esse porcentual a zero com o início da operação das novas refinarias.

Automotive Business

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!