Com o objetivo de promover o debate sobre a mobilidade urbana, seu crescimento e sustentabilidade disso, o evento do Parque da Mobilidade Urbana Regional Centro-Oeste vai acontecer no dia 14 de dezembro, no Distrito Federal.
“Nesse contexto, investimentos significativos no Distrito Federal, como o programa Brasília Vida Segura e a expansão de ciclovias, refletem o compromisso com a mobilidade urbana sustentável”, ressalta Paula Faria, idealizadora do evento e da Plataforma Connected Smart Cities.
Temas abordados
Mobilidade Ativa e Compartilhada
O Distrito Federal conta com Plano de Mobilidade Ativa, que visa orientar e coordenar as ações voltadas à mobilidade a pé e à ciclomobilidade. Além dos 664,7 km de ciclovias, o governo irá publicar edital de mais 105 km de ciclovias e prevê para os próximos anos a existência de 1.000 paraciclos para bicicletas compartilhadas.
Eletrificação do Transporte Coletivo
Em circulação desde 2018 em Brasília, ônibus elétricos já deixaram de emitir cerca de três mil toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale ao plantio de mais de 21 mil árvores. No mesmo período foram economizados mais de 150 mil litros de óleo diesel.
Já em Goiás, o Governo do Estado prevê a modernização e aquisição de 65 ônibus elétricos para circular no Eixo Anhanguera, principal corredor de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Goiânia.
Tendências
Entre os temas e tendências para a mobilidade urbana no Centro-Oeste, estão: aplicativos públicos para o sistema de caronas compartilhadas; o uso de informações e dados para a gestão da mobilidade urbana e o transporte coletivo; a expansão dos centros de operação e controle para outras cidades, assim como já existente no Distrito Federal; o sistema de pagamento digital ampliado para novos formatos; a integração modal; a eletrificação da frota de veículos e muito mais.
Serviço:
- Parque da Mobilidade Urbana – Regional Centro-Oeste 2023
- Local: PMURC- Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Brasília – DF
- Quando: 14 de dezembro de 2023
- Site: https://parquedamobilidadeurbana.com.br/pmu-regional-centro-oeste/
LEIA MAIS: Preço do diesel aumenta na primeira quinzena de novembro