A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) publica nota de posicionamento contrário aos sucessivos aumentos no preço do diesel. Segundo a entidade, o combustível representa cerca de 26,6% do custo do transporte público coletivo e a omissão do Governo Federal frente a essa situação está prejudicando as empresas operadoras e consequentemente o próprio sistema de transportes no país.
A NTU afirma que “com o aumento acumulado de 65% do combustível somente este ano, as operadoras não terão outra opção além de acionar as cláusulas de reajuste tarifário e reequilíbrio dos contratos de concessão para evitar a suspensão da prestação dos serviços”.
Especial: A crise do transporte urbano
De modo geral, as tarifas do transporte público são ajustadas anualmente, porém o preço do óleo diesel não tem acompanhado essa frequência, tendo reajustes quase semanais.
O setor, que já enfrentava dificuldades com os impactos da pandemia, agora está passando por mais uma demanda preocupante. O déficit foi avaliado em R$17 bilhões, além do encerramento, suspensão das atividades ou recuperação judicial de 50 empresas de ônibus urbanos em todo o país. O setor também precisou demitir mais 90 mil trabalhadores desde março do ano passado.
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“A situação exige que os poderes públicos locais – estados e municípios – cumpram com sua responsabilidade e reestabeleçam o equilíbrio econômico-financeiro dos sistemas de transporte público; e que o Governo Federal adote, com urgência, uma política de preços para os combustíveis que garanta um mínimo de previsibilidade e estabilidade, que não fique simplesmente à deriva das variações cambiais e das cotações das commodities. Os contratos de concessão e permissão das operadoras de transporte público têm que ser honrados, para que se possa garantir o direito constitucional do cidadão brasileiro ir e vir com dignidade.”, finaliza a NTU.