A Shopee anunciou seu 13º novo Centro de Distribuição na zona metropolitana de Recife (PE). Essa será uma unidade modelo fulfillment, que se junta ao de São Paulo. O novo espaço armazenará produtos de vendedores brasileiros, que hoje representam mais de 90% das vendas na plataforma. O objetivo é acelerar as entregas e melhorar a experiência dos usuários.
“Queremos entregar uma experiência cada vez melhor para consumidores e lojistas na nossa plataforma. Os vendedores também se beneficiam desse modelo, uma vez que a plataforma fica responsável pelos processos de armazenagem, embalagem e envio dos produtos“, explica Rafael Flores, head de Expansão da Shopee.
O novo centro de distribuição será multicategoria, focando nos principais produtos comprados na região e, inicialmente, atenderá os vendedores de Pernambuco e São Paulo. A expectativa é que com o aumento de escala da operação, o espaço receba também vendedores de outros estados, principalmente do Sudeste e Sul do país. Além do impacto logístico positivo no estado, a chegada do fulfillment deverá gerar mais de mil empregos, diretos e indiretos, até dezembro de 2025.
Shopee no Nordeste
Com o terceiro maior PIB do Brasil por regiões, o Nordeste também ocupa a terceira posição em números de vendedores na Shopee. “Temos acompanhado o desenvolvimento da digitalização dos negócios no Nordeste. Pernambuco, por exemplo, está entre os estados com maior concentração de vendedores na região, ao lado de Bahia e Ceará, com vendas principalmente nas categorias de Beleza, Roupa Feminina e Brinquedos. A chegada desse centro de distribuição amplia o acesso dos empreendedores às oportunidades de expansão de suas vendas em todo país.“, comenta Flores.
Presente em todas as capitais nordestinas, a plataforma também anunciou recentemente a inauguração do hub logístico em Juazeiro do Norte, no Ceará, que se juntou aos mais de 30 outros hubs do nordeste e aos dois centros de distribuição no modelo cross-docking, em Recife (PE) e em Salvador (BA).
Estrutura logística da Shopee no Brasil
Ao todo já são 13 centros de distribuição (11 no modelo cross-docking e dois em fulfillment) e mais de 150 hubs de primeira e de última milha da Shopee em operação no Brasil. A jornada física de um pedido na plataforma começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores por veículos da primeira milha ou são levados pelos lojistas aos pontos de coleta, as Agências Shopee — hoje a empresa conta com mais de 2.500 unidades neste modelo. Os pedidos são encaminhados aos centros de distribuição, onde são separados e enviados para os hubs de última milha, unidades responsáveis pela roteirização e expedição para os mais de 30 mil motoristas parceiros realizarem as entregas ao consumidor.
LEIA MAIS: Shopee expande portfólio de peças automotivas com loja da PneuStore