Entre a colheita e o início da logística do algodão, a etapa do enfardamento determinará toda a eficiência nos processos de armazenamento e transporte ou beneficiamento desta commodity. Para atender este nicho do agro, a Nortène lançou a Polimanta Wrap, um filme premium para a acomodação das plumas no campo, mesmo em condições adversas.
A proteção evita o contágio do algodão, o que mitiga perdas financeiras. De acordo com a fabricante, a Polimanta Wrap possui o sistema ‘Cover Edge’, que consiste em uma borda de fechamento aos fardos, aumentando a garantia de integridade da pluma. “Após a colheita, com o intuito de facilitar a logística, os cotonicultores enfardam a pluma e a mantêm na lavoura pelo tempo que for necessário. Porém, isso a expõe também ao tempo e a outras problemáticas”, explica Bruno Rossafa, especialista em Agronegócio na Nortène.
Outra diferença da Wrap é o duplo sistema de fechamento dos fardos com fita adesiva, reforçando o selamento. “Também entregamos as bobinas com alinhamento eletrônico, dotadas de um corte preciso, evitando desperdícios”, completa Rossafa.
Segundo a Conab, dois milhões de hectares devem ser semeados com a pluma na safra 2024/25, o que representa um incremento de 2,9% sobre a temporada 2023/24. Este aumento é atribuído à boa rentabilidade da cultura, que acaba atraindo cada vez mais produtores.