Empresa poderá vender LoneStar no mercado interno
A Navistar anunciou no domingo, 23, que planeja inaugurar sua primeira fábrica no Brasil em 2013 em local ainda a ser definido, disse o presidente da empresa para a América do Sul, Waldey Sanches, durante a Fenatran 2011, onde a companhia apresenta novidades de sua linha de caminhões International. Segundo Sanchez, o projeto da nova planta está concluído e estudos sobre sua localidade estão em andamento.
No mesmo ano em que espera inaugurar sua unidade fabril por aqui, a empresa pretende iniciar a comercialização do AeroStar, caminhão conceito apresentado na mostra. Desenvolvido pelas engenharias brasileira e norte-americana, deve ser oferecido nas versões 4×2, 6×2, 6×4 e 8×4 não só aqui, mas em todo o mercado global. O modelo é equipado com motor MWM MaxxForce de 13 litros, que será totalmente fabricado no Brasil. Atualmente, apenas o bloco é feito aqui – fundido pela Tupy em Santa Catarina e usinado na planta da MWM International em São Paulo.
Na Fenatran a International também realiza o lançamento do semipesado DuraStar Euro 5 nas versões 4×2, 6×2 e 6×4, com motor MWM International de 7 litros, e do novo 9800i, 6×2 e 6×4, com motor Cummins ISM Euro 5. As vendas para ambos têm início em 2012, quando o modelo 9800i também ganhará versão com transmissão automatizada Eaton de 18 velocidades.
Além das novidades, a International também mostra os modelos de imagem WorkStar e o LoneStar, que não são vendidos aqui, segundo Sanchez, para avaliar o seu impacto nos frotistas. Sobre a venda deles no Brasil, o presidente da Navistar afirma: “Se algum frotista se interessar, podemos vendê-lo aqui sim. É só uma questão de adaptação de EPA 10 para Euro 5”, referindo-se ao vistoso LoneStar (foto).
Automotive Business