Multilog vai iniciar construção do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu

Empreendimento vai receber R$ 500 milhões de investimentos,

Multilog

A Multilog anunciou que vai iniciar a construção do Porto Seco de Foz de Iguaçu (PR), às margens da BR-277. A nova unidade alfandegaria será fora da área urbana da cidade e terá investimento total de mais de R$ 500 milhões em duas fases. 

Desse aporte, R$ 240 milhões já será na primeira fase, e deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. O terminal será dimensionado para receber até 2 mil caminhões por dia em 15 anos.

“Estamos muito satisfeitos com a construção e futura operação do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, que trará uma nova realidade para o transporte de cargas e comércio exterior da região”, afirma Djalma Vilela, presidente da Multilog. “Por meio de uma infraestrutura mais ampla, robusta e melhor localizada iremos aprimorar e expandir as operações no novo Porto Seco.”

Estrutura

A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além do scanner. Em ternos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Serão quatro gates de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistema de pesagem e identificação de veículos totalmente automáticos.

Em relação à área de armazenagem, são 4,2 mil m2 de área coberta fechada, incluindo mais de 600 m2 de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas.

Haverá também uma área de 1,9 mil m2 destinada aos motoristas, dividida em sete espaços distintos, sendo seis deles internos ao porto seco e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços vão contar com sanitários e áreas para descanso e permanência.

Porto Seco de Foz
Atual Porto Seco de Foz

O atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, também operado pela Multilog desde 2016, é o maior da América Latina em termos de movimentações de cargas terrestres, e se encontra no perímetro urbano. Movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões, segundo a RFB. As movimentações de carga deverão impulsionadas a partir de 2025 com a nova infraestrutura.

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