A Mack Trucks, montadora estadunidense de caminhões do Grupo Volvo, iniciou a produção de seu segundo veículo elétrico a bateria (BEV), o Mack MD Electric. As primeiras unidades foram entregues para testes operacionais às empresas ABF Freight, DC Logistics, Mission Linen e Pronto Freight Ways. O modelo está sendo produzido na fábrica de Roanoke Valley Operations (RVO), em Roanoke Valley, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, local em que sua versão a diesel também é montada.
O MD Electric é o segundo caminhão elétrico produzido pela Mack Trucks, que conta com o LR Electric desde dezembro de 2021. Assim como o seu equivalente a diesel, o Mack MD Electric está disponível somente na configuração 4×2 de Classe 6 e Classe 7. O primeiro possui um PBT de 25.995 libras, equivalente a 11,7 toneladas, enquanto o mais robusto possui 33.000 libras, que correspondem a aproximadamente 15 toneladas.
O motor síncrono de ímã permanente trifásico e todos os acessórios integrados do Mack MD Electric são alimentados por baterias de íon-lítio de óxido de níquel-manganês-cobalto (NMC), em uma configuração de 150 kWh/200cv ou 240 kWh/360cv para uma autonomia de até 370 quilômetros.
Sistema de carregamento
Para que os seus clientes de caminhões elétricos das Classes 6, 7 e 8 tenham maior comodidade no carregamento das baterias em uma frota, a Mack apresentou uma unidade de carregamento móvel. O sistema, integrado a carroceria de um caminhão Mack MD Electric, poderá ser utilizado por clientes que desejam testar a tecnologia e, também, por revendedores para facilitar as demonstrações de veículos elétricos. A iniciativa visa suprir a ausência de infraestrutura adequada para o carregamento das baterias. Portanto, esta solução não será comercializada.