VWCO vai iniciar produção do e-Volksbus e executivo dá detalhes

Apresentação completa será feita na LATBUS, mas Argel Franceschini, gerente de e-mobility, comentou alguns pontos da fabricação e do veículo

A Volkswagen anunciou que vai iniciar a produção do seu ônibus elétrico, o e-Volksbus, no segundo semestre de 2024. Atualmente ele está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ). Seus primeiros testes foram em maio de 2023.

A montadora ainda não revelou muitos detalhes técnicos, já que o veículo será apresentado de forma integral na Latbus 2024. Entretanto, em conversa exclusiva com a Frota&Cia, Argel Franceschini, gerente de e-mobility da VWCO, contou algumas características da produção e do veículo.

A fabricação

A fábrica ainda está em preparação para receber essa novidade, mas a VWCO confirma que a capacidade de produção será a adequada para atender o mercado. Segundo Argel, serão usadas duas linhas de montagem: a primeira é a mesma utilizada pelos caminhões a diesel, e a segunda, chamada de e-shop, vai receber o veículo só no final, quando o pacote de baterias é inserido. 

Entre os principais compradores estão São Paulo, Curitiba, Salvador e Porto Alegre. As conversas entre Volkswagen e prefeitura do Rio de Janeiro se iniciaram justamente dentro do fórum “RJ Eletromobilidade” e em breve a cidade deve fazer negócios envolvendo ônibus elétricos. 

e-Volksbus em exposição na RJ Eletromobilidade
e-Volksbus em exposição na RJ Eletromobilidade

O Veículo

O modelo apresentado no evento tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com baterias CATL. Seu sistema de carregamento é voltado para o período noturno e terá a versão com 1 ou 2 plugins. O tempo de carregamento mínimo é de até 1 hora (dois plugins) e máximo de cerca de 2,5 horas (um plugin).

Ele também tem sistema de frenagem regenerativa e o “Eco-Drive Mode”, que ajusta o consumo de energia do veículo. Outro diferencial é a proteção contra inundação, que faz todo sentido se pensarmos em veículos que rodam em São Paulo. Também estará equipado com sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e a suspensão pneumática integral.

O protótipo utiliza uma solução exclusiva de arquitetura modular para construção de veículos elétricos. A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal,  módulo central e módulo traseiro. É possível alterar a composição de cada módulo.

e-Volksbus
Um dos primeiros protótipos do e-Volksbus

A ideia é flexibilizar a construção de veículos elétricos e liberar mais espaço para baterias.

Isso possibilita criar diferentes arranjos e combinar diferentes módulos para derivar do veículo base novos modelos elétricos. Os pacotes modulares são totalmente independentes, possibilitando as mais amplas sinergias entre as empresas do Grupo e parceiros.

Veja imagens dos testes com o primeiro protótipo.

 

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