A Moderna Implementos, sediada em Matozinhos, nas Minas Gerais, apresentou o primeiro silo quatro eixos em aço inoxidável 410 do mercado brasileiro. Por possuir vida útil três vezes superior ao aço carbono, normalmente utilizado neste tipo de equipamento, a novidade reduzirá os custos com manutenção quando destinado ao transporte de cargas corrosivas, como cimento, calcário e produtos químicos, por exemplo.
O aço inoxidável 410 utilizado na construção do novo silo é fornecido pela Aperam South America em parceria com a D’Granel. A estimativa de maior qualidade da tecnologia se baseia no fornecimento do aço inox Aperam Endur@300, que é comercializado desde 2020 para a produção de caçambas basculantes. Segundo a fabricante, até hoje, os implementos comercializados com essa liga não precisaram passar por manutenção. Em 2023, a empresa forneceu o Endur@300 para a fabricação de 1.300 caçambas no Brasil.
“O aço inoxidável tem a principal vantagem de durar mais, eliminando a necessidade de aplicação de produtos que aumentem essa vida útil do implemento. Essa é uma antiga demanda dos nossos clientes que agora, graças a essa parceria, podemos atender”, declara Sergio Antunes, gerente de Planejamento e Suprimentos da Moderna.
“Nesta carreta está sendo utilizado um aço com baixa pegada de carbono, o que é um grande atributo para os nossos parceiros. E a inovação está também na maior durabilidade”, disse Roberto Guida, gerente executivo de Desenvolvimento e Estratégia de Mercado da Aperam.