Nesta quarta-feira (8), no encerramento do 7º Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – Via Viva, o Ministério dos Transportes premiou onze concessionárias do setor por boas práticas em gestão com foco no desenvolvimento sustentável.
“O objetivo do Ministério dos Transportes é estimular uma mudança de consciência, uma evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental do setor. Ficamos satisfeitos de ver que muitas empresas já entendem a urgência de termos uma agenda sustentável fortalecida e esperamos que cada vez mais alinhadas aos nossos objetivos“, afirmou o subsecretário de Sustentabilidade, Cloves Benevides.
O tema deste ano foi “Transição Ecológica na Infraestrutura de Transportes”. O segundo e último dia de seminário também foi marcado pelo lançamento do livro digital Via Viva 2023, que reúne os melhores trabalhos técnico-científicos referentes a rodovias e ferrovias.
A decisão pelos vencedores é baseada no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), que avalia a evolução das experiências adotadas pelas empresas com foco na gestão socioambiental e institui os parâmetros para avaliar a eficácia e a qualidade da gestão ambiental nos empreendimentos de cada segmento.
Ganhadores Via Viva 2023
- Categoria Rodoviária
Concessionária Rota do Oeste S.A.
- Categoria Ferroviária
Estrada de Ferro Carajás – EFC
- Categoria Aeroportuária
Classe I
Macaé Airport – Zurich Airport Brasil
Classe II
Porto Velho Airport – VINCI Airports
Classe II
Boa Vista Airport – VINCI Airports
Classe III
Floripa Airport -Zurich Airport Brasil
Classe IV
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – BH Airport
LEIA MAIS: Mercado Livre quer repetir o bom desempenho de 2022 na Black Friday