Mercado Livre quer repetir o bom desempenho de 2022 na Black Friday

Luiz Vergueiro, diretor Sênior de Logística do Mercado Livre, comentou as estratégias para 2023

Se na última edição da Black Friday o saldo para o Mercado Livre já foi positivo, ao registra um crescimento de 19% nos números frente à 2021, a expectativa para 2023 é igualmente otimista. A plataforma de e-commerce quer manter o ritmo de crescimento contínuo, sem perder o fôlego.

Luiz Vergueiro, diretor Sênior de Logística do Mercado Livre, comentou os preparativos e destacou a contratação de 5,6 mil colaboradores para reforçar a operação logística para a Black Friday e final de ano. “Essas vagas são voltadas, principalmente, à operação logística, sendo que parte delas já começaram a ser preenchidas em setembro. Os estados que concentram essas vagas temporárias são SP, SC, MG e BA, onde temos CD do modelo fulfillment. Serão 3.762 temporários apenas no Estado de São Paulo.”
Centro de Distribuição do Mercado Livre

Atualmente o Mercado Livre conta com 10 Centros de Distribuição Fulfillment, o que garante uma capacidade de entregas no mesmo dia para 193 cidades e em até 2 dias para 5,2 mil municípios. A empresa investiu, neste ano, R$ 19 bilhões na operação brasileira nas áreas de Tecnologia e Logística, Publicidade e Banco Digital. 

Entre as táticas da empresa para alavancar as vendas está a campanha estrelada por Marcos Mion, a “Tá na Mão”. A cada aperto de mão na programação de entretenimento dos canais Globo (TV Globo, Multishow e GNT), aparecerá na tela um cupom de desconto para os consumidores aproveitarem as ofertas.

Pesquisas confirmam expectativas

Vários estudos de mercado corroboram com a previsão positiva acerca da movimentação na Black Friday. A MField diz que haverá um crescimento de 32,2% na população de consumidores que pretende aproveitar a data. No ano passado, 43,4% dos consultados fizeram compras no período. Já neste ano, 75,6% afirmaram a intenção de aproveitar os descontos oferecidos pelas empresas participantes.

Centro de Distribuição do Mercado Livre

Já o relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, da Neotrust, o aumento estimado é de 12% no faturamento em relação a 2022. O estudo aponta, ainda, aumento de 7% a 11% no número de vendas online. Os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) também concordam com o bom cenário. No primeiro semestre de 2023, as vendas on-line registraram um aumento de 2% em seu faturamento, atingindo a marca de R$ 80,4 bilhões. Entre os fatores apontados estão a queda nos juros e a desaceleração da inflação, que têm contribuído para estimular o consumo pela internet.

Atenção especial ao vendedor

Outro lado importante do negócio é o vendedor que atua no Mercado Livre. Luiz Vergueiro comenta que a plataforma separou algumas ferramentas para ajudá-lo no período. “Dentre elas a ferramenta gratuita de vídeos curtos do Mercado Livre, Clips, que possibilita mostrar em detalhes os itens disponíveis para venda, e pode trazer até 5x mais visitas no anúncio. Para incentivar o uso da ferramenta, durante o mês de novembro, estamos oferecendo consultorias gratuitas para que os empreendedores tirem suas dúvidas e explorem ao máximo a ferramenta.”

Ele também cita a função do “Cupom de Compra”, onde o vendedor pode criar cupons de exclusivos para este período da Black Friday. O vendedor pode escolher como usar, a duração e as condições das ofertas.

Por último, pensando em melhorar o tempo de entrega do produto, o Mercado Livre disponibilizou a 1ª coleta de produtos grátis para novos usuários Fulfillment (modalidade onde os produtos dos vendedores ficam nos armazéns do ML, e toda a logística é feita pelo Mercado Livre) permitindo que as entregas sejam feitas com muito mais agilidade.

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