Vibra e Inpasa se juntam para produzir metanol verde

A parceria visa estudos de viabilidade para a produção do combustível destinado ao mercado marítimo

A Vibra, distribuidora de combustíveis e energia, anunciou uma parceria com a Inpasa, produtora de combustíveis renováveis, para produzir metanol verde a partir de subprodutos do etanol. O plano tem como primeiro passo o estudo da viabilidade dessa produção e comercialização, prioritariamente, para o setor marítimo e industrial.

Segundo as empresas, dentre as possibilidades a serem avaliadas, está a eventual instalação de uma planta para produção de metanol verde a partir do etanol de cereais. Durante este período de estudos, as partes avaliarão também a melhor estrutura de negócios para o desenvolvimento do acordo.

“Ao fomentar esse negócio, a Vibra e a Inpasa criam as raízes para a construção de uma cadeia industrial de metanol verde. É um novo segmento, necessário para que as empresas de transporte marítimo possam descarbonizar suas operações e oferecer a seus clientes serviços mais sustentáveis”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Executivos durante a assinatura do contrato

O que é o metanol verde?

O metanol verde é conhecido como o combustível produzido de forma renovável e que não gera emissões poluentes, sendo uma de suas variantes gerada a partir do hidrogênio verde. Por ser um líquido leve à temperatura ambiente, acaba sendo fácil de transportar e armazenar.

A grande parte do metanol produzido hoje em dia é a partir do gás natural, logo está diretamente ligado às emissões de gases de efeito estufa. Com a parceria, a Inpasa prevê a captura do CO2 emitido na produção do etanol, que será utilizado para obtenção do metanol verde. Esse combustível é uma grande aposta do setor marítimo para redução de emissões.

LEIA MAIS: Chuvas em MG podem reduzir em até 25% a produtividade de veículos

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!