APM Terminals avança no projeto do terminal em Suape

Empresa concluiu a compra do terreno e tem previsão de entrar em operação em 2026

A APM Terminals Suape finalizou o processo de compra do terreno onde será implantado o terminal portuário localizado no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Pernambuco. O espaço tem previsão de entrega no segundo trimestre de 2026.

Com 45 anos de história, o porto abriga 83 corporações em 12 polos de desenvolvimento, e será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina e terá infraestrutura moderna, totalmente planejada para atender as necessidades dos clientes, com iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária. Além disso, poderá movimentar até 400 mil TEUs/ano e aumentará a capacidade do complexo portuário em 55%, gerando empregos diretos e indiretos.

Em novembro aconteceu uma solenidade de comemoração pelo aniversário do espaço. Por lá, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), comentou que o Porto de Suape é estratégico para o desenvolvimento do Estado e do Nordeste brasileiro. 

“O futuro de Pernambuco e do Nordeste brasileiro passa por aqui, a economia verde, a energia renovável, novas formas da gente atrair novos empreendimentos a partir de interconexão modal com a Transnordestina, o Porto de Suape, interconectados com o Brasil. Eu não tenho dúvida nenhuma de que a história que está para ser construída nos próximos 45 anos é muito melhor do que a gente chegou até agora”, disse.

APM Terminals Suape

O espaço adquirido possui aproximadamente 50 hectares e pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS). As obras devem ser iniciadas entre janeiro e fevereiro desse ano.

Em 2022, a APM Terminals venceu o leilão judicial para a aquisição desta área, chamada de Unidade Produtiva Isolada do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). Desde então, a empresa realizou diversas etapas legais para concretização do negócio, oficializada com a assinatura de compra do terreno. Durante esse período, a companhia também tem atuado no desenvolvimento do projeto de construção do empreendimento.

O novo terminal contará com um sistema completo de gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de águas residuais e modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição. Também terá rede 5G própria, que possibilitará transmitir informações em tempo real para os clientes.

LEIA MAIS: Mitsubishi L200 tem nova versão com caçamba para carga seca

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!