Mercedes-Benz lança motores BlueTec 6 para atender Proconve P8

Como resultado das atualizações, os novos caminhões consomem até 8% menos combustível que os atuais

Motor Bluetec 6
Crédito: Andrea Ramos/Estadão

O motor BlueTec 6 é a aposta da Mercedes-Benz para atender o Proconve P8. A expectativa é que a tecnologia, que combina quatro sistemas, ajude ainda mais no controle de emissão de poluentes. São eles: catalisador de oxidação (DOC), filtro de partículas (DPF), redução catalítica seletiva (SCR) e catalisador de amônia (ASC).

Como resultado, a atuação conjunta desses componentes reduz os níveis de emissões de poluentes dos novos caminhões. No caso do Proconve P8, isso significa 80% menos de óxido de nitrogênio (NOx) e 50% menos material particulado (MP). Assim como 72% menos de hidrocarbonetos (HC).

Além disso, a tecnologia BlueTec 6 inclui o novo sistema on board diagnostics (OBD). Trata-se de um dispositivo de gerenciamento eletrônico. Ele monitora os módulos do motor e câmbio. E averigua se o funcionamento está correto.

Além do motor, a Mercedes-Benz anunciou que os novos caminhões contam com duas funções que também corroboram para a redução de poluentes.

Uma é o sistema de alerta ao motorista. Ou seja, avisos no painel informam se houver algum problema no veículo. Porém, o recurso ganhou 350 novas informações. Para comparação, nos caminhões atuais são 150.

Além disso, se o caminhão apresentar uma falha severa, a velocidade é limitada a 20 km/h de forma automática. Segundo a área de engenharia da Mercedes-Benz, com as novas soluções os veículos podem atender os limites de emissões mesmo após sete anos de uso. Em outras palavras, estamos falando de cerca de 700 mil km rodados.

Fenatran vem aí

Como resultado das atualizações, os novos caminhões consomem até 8% menos combustível que os atuais. Além disso, na comparação com modelos com 18 anos de uso a emissão de poluentes pode ser até 35 vezes menor.

Assim, no caso dos novos motores do Accelo, por exemplo, a potência cresceu 5%. Colabora com os bons resultados de consumo as novas transmissões. A G70, por exemplo, de seis velocidades e produzida pela Mercedes-Benz, tem versões manual, com trambulação a cabo, e automatizada. A embreagem com o auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal.

De acordo com a fabricante, as novidades estarão na Fenatran. A feira, considerada como a maior do setor de transportes do América Latina, ocorre de 7 a 11 de setembro, na zona sul da capital paulista.

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