Mercedes-Benz eActros testa com sucesso carregamento de 1 megawatt

Clientes que necessitam muito da autonomia e da disponibilidade do veículo se beneficiarão com o super carregamento

eActros
Mercedes-Benz Trucks durchbricht Schallmauer beim elektrischen Laden Mercedes-Benz Trucks breaks the sound barrier with electric charging

Pela primeira vez, engenheiros da Mercedes-Benz Trucks conseguiram carregar um protótipo do eActros 600 em uma estação de recarga com potência de 1 megawatt. Este feito acaba de ser alcançado no Centro de Desenvolvimento e Testes da Empresa em Wörth am Rhein, na Alemanha.

A Mercedes-Benz Trucks esteve totalmente envolvida no desenvolvimento do novo padrão de recarga MCS (Megawatt Charging System) para todo o setor. Vale lembrar que o MCS desempenha um papel primordial quando se trata de recarga em rede pública.

“Nossos desenvolvedores colocaram o novo padrão MCS no eActros no menor tempo possível e com capacidade de carga elétrica total, o que se traduz em um feito notável de engenharia nunca antes visto”, afirma Rainer Müller-Finkeldei, chefe de Engenharia de Produto da Mercedes-Benz Trucks.

“No setor, uma capacidade de recarga acima de 700 quilowatts já é chamada de recarga MCS. No entanto, nós compreendemos a importância para nossos clientes de poderem fazer a recarga do eActros 600 em 1.000 quilowatts, podendo assim usufruir de tempos mais curtos para recarregar a fim de obter uma maior autonomia. Agora, trabalhamos a todo vapor para levar a tecnologia MCS para a produção em série do nosso eActros 600”, diz Peter Ziegler, chefe da área de Componentes de Recarga de Eletricidade da Mercedes-Benz Trucks

eActros

Autonomia recorde do eActros

A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora do eActros 600, juntamente com seu eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem que este caminhão atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária. Isso significa que o caminhão conseguirá percorrer muito mais de 1.000 quilômetros por dia, devido às recargas durante as pausas previstas por lei.

Cerca de 60% das viagens de longa distância dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento do caminhão é suficiente para esses casos.

Para todas as outras aplicações, a expansão contínua da infraestrutura de recarga pública é vital para tornar o caminhão elétrico viável para transportes de longa distância em toda a Europa. A recarga em megawatts tem um grande potencial em cenários mais exigentes, como o Brasil. 

Modelo para o Brasil

O início da produção em série do eActros 600 está previsto para o final de 2024. Além da recarga CCS com até 400 quilowatts, este caminhão elétrico Mercedes-Benz também permitirá a recarga MCS com 1.000 quilowatts. Engenheiros da marca continuaram a fazer testes adicionais da interface entre veículo e postos de carregamento. 

Esse nível de avanço tecnológico de recarga ainda não é realidade no Brasil, mas surge como uma opção ao futuro. É Importante ficarmos atentos para ver o que pode pintar por aqui nos próximos anos.

eActros
Quantos anos até vermos cenas como esta se tornarem comuns no Brasil?

LEIA MAIS: Empresas da Alemanha recebem Mercedes-Benz eActros 600 para testes

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!