A Mercedes-Benz do Brasil concluiu o teste de longo percurso no País com o caminhão elétrico eActros 400 à bateria, modelo indicado para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. O trajeto começou na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, e terminou no Posto Galápagos em São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, seguindo pela Via Dutra.
“O eActros 400 foi o primeiro caminhão elétrico a atravessar o principal trecho da Via Dutra com uma única carga de bateria. Foram 422 km rodados, sem necessidade de recarga intermediária, alcançando a maior autonomia entre os elétricos no País”, disse Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “O eActros chegou ao destino com 30% de bateria restante. Com velocidade média de 63 km/h, registrou eficiência de 0,70 kWh/km. Foi testado com PBT de 19.200 kg e carga líquida de 6.200 kg”.
Testes com clientes de caminhões elétricos no Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil inicia, ainda neste ano, testes em operações de clientes com o eActros e com o caminhão leve FUSO eCanter, modelos elétricos à bateria que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. O eActros é produzido na Alemanha, e o caminhão leve no Japão e em Portugal.
Os modelos eActros 400 e eActros 300 serão testados por clientes no Brasil para operações interurbanas de cargas médias e pesadas. Já o caminhão leve é uma solução para o segmento de veículos leves. Os testes serão feitos em parceria com empresas como Braspress, Coca-Cola Femsa, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê, que utilizarão os veículos em suas rotinas operacionais.
“Como parte do Grupo Daimler Truck AG, nossa meta é contribuir para o transporte sustentável. A Daimler Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos e testados por clientes”, destacou Ferrarez. “No Brasil, isso será representado pelo eActros, vendido na Europa, e pelo FUSO eCanter, da Ásia. A Mercedes-Benz do Brasil agora faz parte dessa estratégia”.
A empresa já tem experiência com eletrificação em ônibus, como o eO500U e, em breve, o eO500UA. Agora, aplica essa expertise no segmento de caminhões, com o apoio da equipe global de e-mobility da Daimler Truck.
eActros para operações interurbanas
O eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido para operações interurbanas e logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carrocerias como baú, baú refrigerado e porta-pallets. É indicado para transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e logística entre centros de distribuição, armazéns e fábricas.
Para os testes no Brasil, estão sendo oferecidos três modelos: versões plataforma 6×2 com baterias de 336 kWh e 448 kWh, e o cavalo mecânico 4×2 com 336 kWh. O eActros 300 tem três conjuntos de baterias, e o eActros 400 tem quatro, cada um com 112 kWh de capacidade. A autonomia varia entre 220 e 400 km, dependendo do modelo e aplicação. O carregamento rápido leva até 1h15.
O trem de força do eActros inclui um eixo eletrificado com dois motores elétricos e uma transmissão de duas marchas. Os motores geram potência contínua de 330 kW, com pico de 400 kW. O sistema de freio regenerativo recupera energia durante a frenagem, devolvendo-a às baterias.
A cabine do eActros tem painel LCD com informações sobre carga da bateria e frenagem regenerativa, display central multimídia, volante multifuncional e MirrorCam. O modelo também conta com tecnologias de segurança como MirrorCam, assistente de frenagem, sensor de ponto cego, controle de estabilidade e freio eletrônico de estacionamento.