Mercado de caminhões usados foi o único a apresentar redução em 2023

Em 2023, o mercado de usados foi apenas 6% menor que o recorde histórico registrado em 2021

Caminhões usados

Em 2023, o mercado de caminhões usados caiu 0,4%, mesmo com o resultado positivo registrado sobre novembro (1,9%), que não foi o suficiente para evitar a queda. Esse foi o único segmento a apresentar redução em 2023. Os ônibus usados, por sua vez, fecharam o ano com crescimento de apenas 0,1% e uma recuperação de 12,5% já no final do ano (sobre novembro).

No geral, considerando todas as categorias (automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, implementos rodoviários, motocicletas) avaliadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) o saldo foi positivo. No ano passado, o comércio de veículos usados vendeu 14.426.955 unidades e recuperaram parte da retração apresentada em 2022.

“O volume total foi apenas 6% menor do que o recorde histórico de 2021, quando o mercado de novos sofria com a escassez de peças e componentes, ainda por conta da pandemia. Acredito que a recuperação nos emplacamentos dos modelos 0km tenha colaborado para este resultado, já que os veículos usados costumam ser utilizados como parte de pagamento na compra de um novo”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Leia também: Vendas de caminhões recuam abaixo do esperado em 2023

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!