Manaus recebe o 2º ônibus elétrico e deve contar com mais 12 até o final de 2023

Também foram entregues 3 novos ônibus convencionais adquiridos da empresa Veja

A Prefeitura de Manaus (AM) incorporou na quarta-feira (27) a segunda unidade de ônibus elétrico à  frota da cidade, além de mais três novos ônibus convencionais. Segundo informações do portal da Prefeitura, a unidade elétrica representa a busca por soluções mais sustentáveis, que deve ganhar o reforço de  mais 12 novos carros desse tipo até o final do ano. “Um ônibus como esse deixa de emitir 55 toneladas de dióxido de carbono por ano, o que é muito importante para o meio ambiente. Trabalhamos em um lugar onde temos a preservação como a mola mestre da nossa biodiversidade”, garantiu o prefeito de Manaus, David Almeida.

A unidade entregue, batizada de “PreservAR”, é o modelo Attivi integral 100% elétrico fabricado pela Marcopolo. O veículo tem capacidade para transportar até 80 passageiros e conta com sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação, entre outros recursos.

Os ônibus convencionais, por sua vez, são do modelo O 5000 U, da Mercedes-Benz, equipados com carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento e suspensão totalmente pneumática, além de ar-condicionado. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 quilômetros.

A preocupação com o meio ambiente também se estendeu aos õnibus convencionais, todos equipados com tecnologia BlueTec. O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo as emissões de poluentes.

Em 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, já foram entregues 253 ônibus novos à população, com o objetivo de renovar e modernizar a frota de veículos da cidade.

“Ainda vamos entregar mais 95 ônibus convencionais com ar-condicionado, e isso vai fazer com que a frota de Manaus se torne uma das mais novas do Brasil, vamos colocar também ainda neste ano, em  algumas paradas, ar-condicionado em grandes corredores de ônibus aqui na nossa cidade. Esse é um trabalho que a prefeitura tem feito e tem avançado também na mobilidade urbana”, completou o prefeito.

Ônibus convencionais são da empresa Veja

Os outros três veículos entregues são ônibus convencionais, todos pertencentes à empresa Veja e com esta nova adição, totaliza-se 39 ônibus já entregues a Manaus.

A frota operante da cidade, atualmente, conta com 1.141 coletivos, distribuídos em 219 linhas, que diariamente fazem os itinerários em todas as zonas da cidade. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!