Após revisar proposta rejeitada pelos trabalhadores na segunda-feira, a MAN, fabricante dos veículos comerciais da marca Volkswagen, fechou acordo para reduzir custos e excesso de mão de obra na fábrica de Resende, no sul do Rio de Janeiro. O plano, aprovado em assembléia dos operários realizada na tarde na última quinta-feira, 11, prevê congelamento de salários no ano que vem e a abertura de um programa de demissões voluntárias, cujo objetivo é diminuir um excesso de mão de obra que, segundo informações do sindicato local, chega a 1,5 mil trabalhadores – cerca de 30% do pessoal.
Para aprovar a proposta, a MAN melhorou as compensações oferecidas aos funcionários em relação ao plano reprovado na última segunda-feira, 08. Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a montadora aumentou de R$ 2 mil para R$ 2,5 mil o abono que será concedido em troca da falta de aumento salarial em 2015. A empresa também acertou o pagamento de participação nos lucros e resultados (a PLR) de R$ 5 mil, com primeira parcela de R$ 4 mil prevista para 15 de maio e o restante, R$ 1 mil, a ser pago em 15 de janeiro de 2016. A proposta anterior não previa pagamento de PLR.
O plano aprovado manteve a indenização adicional de R$ 4 mil a R$ 5 mil a trabalhadores que deixarem a fabricante pelo programa de demissões voluntárias. Também prevê que a cada quatro semanas a MAN poderá dar dois dias de folga sem remuneração aos trabalhadores.
A montadora de veículos comerciais poderá ainda reduzir em até 10% a jornada de trabalho, com corte proporcional nos salários de seus funcionários.
Fonte: Valor Econômico
