Uma das principais novidades da MAN para a IAA Transportation 2024 será o novo MAN eTGL, um caminhão elétrico de 12 toneladas voltado à distribuição urbana. O modelo possui autonomia de até 235 quilômetros, com recarga rápida em cerca de 30 minutos. pode transportar até 6.600 kg, dependendo da carroceria. Este lançamento marca o terceiro veículo elétrico da marca, que se junta ao eTGS e o eTGX.
“Com o novo eTGL, a MAN está se tornando um verdadeiro fornecedor de gama completa no campo da eletromobilidade. De entregas noturnas em supermercados a transportes pesados de longa distância, a MAN oferece às empresas de transporte acionamentos com emissão zero de uma única fonte. Os aproximadamente 2.000 pedidos e consultas de pedidos para nossos eTGX e eTGS já mostram que nosso conceito de bateria modular para implantação individual, requisitos de carroceria e alcance atendem às necessidades de nossos clientes. Com sua alta carga útil, tempos de carregamento curtos e alcance ideal para logística urbana, o eTGL completa perfeitamente nosso portfólio de eTruck”, diz Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, na apresentação do novo caminhão de distribuição elétrico leve.
O novo MAN eTGL é baseado na versão a diesel de 12 toneladas e usa os mesmos componentes técnicos dos modelos eTGS e eTGX, incluindo dois conjuntos de baterias desenvolvidos pela MAN especificamente para uso em veículos comerciais e produzidos na fábrica de Nuremberg, que são montados à esquerda e à direita do chassi e oferecem uma capacidade de 160 kWh. O carregamento ocorre via conexão CCS com até 250 kW em cerca de meia-hora.
A unidade de acionamento, composta por um motor elétrico e uma caixa de câmbio de duas velocidades, é posicionada centralmente no chassi e fornece a potência de acionamento de 285 hp ou 210 kW ao eixo traseiro por meio de um eixo cardan. Possui distância entre eixos de 4500 mm e pode ser implementado com carrocerias de 6200 a 7300 mm de comprimento.
O display central digital de 12,3 polegadas fornece informações sobre o status da carga da bateria, autonomia, requisitos atuais de energia e recuperação, além dos dados de direção usuais.