Foi anunciado o primeiro ônibus elétrico da MAN Truck & Bus. Fabricado para atuar no segmento rodoviário, o Lion’s Coach E chega após o desenvolvimento da família Lion’s City E, destinada ao transporte urbano e intermunicipal, com mais de 2,5 mil unidades vendidas desde 2019. Agora, a marca direciona seus esforços para a eletrificação de veículos de longa distância, utilizando a mesma tecnologia de propulsão do eTruck, já em produção em série, e baterias de íons de lítio NMC (níquel – manganês – cobalto), fabricadas em massa na planta de Nuremberg.
Com capacidade energética entre 356 e 534 kWh, o ônibus elétrico da MAN Truck & Bus oferece autonomia de até 650 quilômetros. O design aerodinâmico reduz o coeficiente de arrasto (Cd) para 0.31, patamar comparável ao de SUVs compactos. O modelo mantém a mesma capacidade de passageiros e espaço para bagagem que suas versões a diesel, acomodando até 61 pessoas. A estreia mundial ocorrerá na feira Busworld Europe, em Bruxelas, em outubro de 2025, com produção em série prevista para 2026.
Inicialmente, o eCoach será voltado para viagens de curta e média distância, como transporte corporativo, serviços de shuttle e passeios urbanos. Com recarga CCS de até 375 kW, o veículo já permite perfis de uso similares aos dos modelos a diesel. No futuro, a infraestrutura de megacarregamento (MCS), com potência de até 750 kW, deve ampliar sua aplicação para viagens de longa distância.
Baseado no Lion’s Coach convencional, lançado em 2017, o modelo elétrico terá 13,9 metros de comprimento e peso bruto máximo de 27,3 toneladas. A MAN planeja expandir a linha com outros modelos até o final da década.
Mercado
No primeiro trimestre de 2025, as vendas de ônibus elétricos representaram mais de 50% das vendas totais da marca na Europa. A expansão para o segmento de turismo atende tanto às demandas por mobilidade sustentável quanto às expectativas dos clientes por opções de viagem sem emissões.
A produção do Lion’s Coach E será realizada na fábrica da MAN em Ancara, na Turquia, adaptada recentemente para a fabricação de veículos elétricos. Antes do início da produção em escala, uma frota inicial será disponibilizada para clientes estratégicos em mercados europeus selecionados.
LEIA MAIS: Natal inicia testes com ônibus elétrico no transporte público