A Mahle apresentou novidades para o mercado de veículos comerciais que vão desde juntas de motor otimizadas até tecnologias pioneiras para biocombustíveis e hidrogênio, reforçando seu compromisso com a inovação e a adaptação às necessidades regionais.
Um dos destaques é o sistema de juntas de motor para linha pesada, desenvolvido após dois anos de pesquisas com retíficas, mecânicos e frotistas. Evandro Tozati, diretor de Aftermarket para a América do Sul da Mahle, explica que a empresa buscou entender as principais demandas do setor para criar um kit completo e eficiente.
“Configuramos um kit que atende especialmente a necessidade das retíficas, com a melhor composição interna. Além disso, incluímos na embalagem um pack list detalhado com todos os componentes e um QR Code que direciona para o catálogo eletrônico e a sequência de aperto dos parafusos do motor“, afirma Tozati.
Além das juntas, a Mahle tem investido fortemente no segmento de sistemas térmicos, incluindo radiadores, intercoolers e condensadores produzidos na fábrica de Arujá (SP). “Hoje, 80% dos caminhões e ônibus fabricados no Brasil saem com nossos produtos de fábrica, e estamos ampliando nossa participação no mercado de reposição desde 2020“, comenta o executivo.
Novos negócios e tecnologias
Outro avanço significativo foi a aquisição da Arco Climatização, empresa especializada em sistemas de ar-condicionado para ônibus urbanos e rodoviários. “Muitos ônibus ainda não têm climatização, e a Arco oferece soluções tanto para adaptação em veículos já em circulação quanto para os novos. É um mercado em crescimento na região“, destaca Tozati.
Embora algumas tecnologias ainda não sejam prioridade na América do Sul, a Mahle se prepara para as tendências globais. “Temos pistões e componentes para motores a hidrogênio, voltados principalmente para a Europa. Aqui, nosso foco está em soluções para biodiesel e etanol“, revela Tozati.
A empresa também desenvolveu, em parceria com um cliente, um motor movido a gás, além de sistemas de filtração que separam água do combustível, sendo uma necessidade crítica devido às características do biodiesel. “Nosso centro de tecnologia em biomobilidade trabalha constantemente em sistemas que reduzam emissões e aumentem a durabilidade dos motores“, complementa.
Segundo Tozati, a estratégia da Mahle é oferecer um ecossistema completo para o mercado de reposição, incluindo filtros, sistemas térmicos e componentes de motor. “Queremos entender as demandas do mercado e entregar não apenas o que já fazemos como OEM, mas também o que temos capacidade de inovar“, finaliza.