Nesta quarta-feira (20) a Librelato inaugurou seu novo Complexo Industrial e Comercial em Guarulhos, na grande São Paulo, com 27 mil m². A princípio a marca vai fabricar cinco tipos de implementos rodoviários: furgão de alumínio, furgão lonado, carga seca, graneleiro e porta contêiner, em uma produção no estilo CKD ( Completely Knocked Down, onde o produto é enviado em partes separadas para ser montado por lá). A expectativa é chegar a pelo menos 2 mil produzidos ao ano. João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato, diz que a meta é ficar mais próximo do cliente e chegar a dois dígitos de market share em São Paulo nos próximos 2 anos.
O Complexo abrigará áreas de produção, estoque de peças, showroom, pátio logístico e concessionária com hub de serviços. Inicialmente, a nova operação estima a geração de 50 novos empregos diretos em um turno, podendo duplicar esse número ao longo do tempo.
Segundo Simone Martins, CEO da Librelato, o investimento na nova unidade faz parte do ciclo anunciado em 2024 de 405 milhões de reais. “Este investimento estratégico evidencia o potencial do Grupo e sua determinação em seguir contribuindo para o desenvolvimento do país. Ao expandir nossa atuação para a Grande São Paulo, deixamos de ter cinco plantas fabris concentradas exclusivamente em Santa Catarina e fortalecemos a descentralização da produção, aumentando nossa capacidade de entrega e reduzindo os prazos de atendimento, em mais um passo firme rumo à excelência e à satisfação plena dos nossos parceiros”. A Librelato investeu 10 milhões de reais na construção do complexo.
Mercado de Implementos
Grande parte da estratégia de expansão da Librelato passa pela aposta no mercado agro, que representa 70% do mercado da empresa. Em 2025 o Brasil deve alcançar uma safra recorde de 333 milhões de toneladas, mas João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da Librelato, comenta que há potencial para chegar a 500 mil toneladas em 10 anos.
A fabricante tem projeção de 71 mil unidades de implementos rodoviários emplacados para o ano, abaixo dos 88 mil registrados em 2023, porém ele pontua que “por conta do impacto do 4º eixo que aumenta a capacidade de carga por equipamento, a queda real no volume transportado (-16%) é menor que a de emplacamentos.
Estrutura de pós-venda
O novo espaço Librelato Center SP, integrado ao espaço fabril terá showroom de peças e implementos junto com áreas de negociação e suporte técnico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com equipe treinada para vendas de implementos, peças, logística e consórcio. A partir da nova estrutura, a Librelato passará a contar com novos pontos de atendimento técnico complementares nas regiões de Guararema, Embu das Artes, Jundiaí e São Bernardo do Campo, além de suporte de rede credenciada no estado.
“Projetamos esta planta para oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a escolha do implemento até o suporte pós-venda, com processos integrados e atendimento consultivo, além de otimizar pontos de manutenção garantindo que o implemento rodoviário esteja sempre trabalhando”, diz João Librelato.