A centenária montadora de caminhões estadunidenses Kenworth, que pertence ao Grupo Paccar (responsável também pelas marcas DAF, Peterbilt, Paccar Parts, TRP e Paccar Financial), apresentou o SuperTruck 2 durante a feira ACT Expo, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Foram seis anos de desenvolvimento do modelo financiado por meio do programa SuperTruck do Departamento de Energia (DOE), que desafia as montadoras de caminhões a melhorar a eficiência do transporte equipado com motores diesel.
O SuperTruck 2 da Kenworth superou as metas do programa ao reduzir o peso e reduzir o consumo de combustível. “O objetivo era uma melhoria de 100% na eficiência do transporte em relação ao nosso Kenworth T660 de 2009, que na época era o caminhão com maior eficiência de combustível do setor. Superamos o desempenho desse modelo para melhorar a eficiência em até 136%”, disse Jim Walenczak, gerente geral da Kenworth e vice-presidente da PACCAR. “Isso foi realizado através de uma combinação de melhoria da eficiência de combustível em até 5,1 km/l e redução de peso bruto combinado em 3.175 kg. O resultado foi a capacidade de transportar mais carga útil. O SuperTruck 2 nos proporcionou a oportunidade de investigar novas tecnologias numa fase inicial. Aprendemos o que funcionou e o que não funcionou. Como resultado, somos capazes de comercializar novas tecnologias muito mais rapidamente do que faríamos de outra forma”, completou.
Aerodinâmica
O design do Kenworth SuperTruck 2 é um dos principais destaques do modelo e chama a atenção por seu visual futurista. “No início do projeto, perguntamo-nos: ‘Como será o veículo da próxima geração para transporte de longo curso?’ O que produzimos ultrapassa os limites na redução do arrasto aerodinâmico, ao mesmo tempo que incorpora um novo trem de força. O resultado foi uma abordagem sistemática para desenvolver um veículo de aparência futurística, mas relevante, com tecnologias que têm potencial para serem refinadas e comercializadas”, explica Joe Adams, engenheiro-chefe da Kenworth.
Trem de força
O modelo é equipado com o motor Paccar MX-11 de 440 cv de potência, que opera aliado com a transmissão automatizada Paccar TX-12. O caminhão conta com gerador elétrico de 48 volts, que forma um sistema híbrido “suave” e aproveita as baterias de íons de lítio, que podem ser recarregadas através da frenagem regenerativa. Essa tecnologia permite que o SuperTruck 2 opere ventiladores elétricos, direção elétrica e forneça energia para bombas elétricas de refrigeração e HVAC, que anteriormente eram acionadas mecanicamente. Somente o ventilador do motor pode consumir até 80 cavalos de potência. O sistema híbrido também oferece uma solução de “hotelaria” com motor desligado durante a noite. Além disso, o gerador de 48 V alimenta o aquecedor de exaustão no sistema de pós-tratamento.
Dessa forma, o motor apresentou uma melhoria de 55,7% em sua eficiência. “Fizemos isso tendo em mente que as tecnologias que desenvolvemos precisavam ser comercialmente viáveis”, afirma Maarten Meijer, gerente sênior de engenharia para tecnologia avançada da PACCAR. “O motor diesel atual demonstra cerca de 47% de eficiência. Alcançar 55,7% foi um grande avanço e só poderia ser alcançado com a aplicação de novas tecnologias até hoje não exploradas. Para colocar esse número de eficiência em perspectiva, se este motor entrasse em produção, levaria a uma melhoria de 10% na eficiência de combustível. Esse é um número surpreendente”, completa.
Design
Os avanços em aerodinâmica são óbvios pelo simples fato de a montadora abrir mão do tradicional baú para acomodar o trem-de-força na dianteira da cabine, que ainda compromete a visibilidade do caminhoneiro. A redução é de 48% no arrasto aerodinâmico em comparação com um modelo de linha da marca na mesma categoria. “Queríamos mostrar algo dinâmico e como seria o futuro da Kenworth”, conta Jonathan Duncan, diretor de design da Kenworth.
“Eliminamos completamente os espelhos físicos, minimizando o arrasto. O sistema de espelho digital integrado permite monitoramento aprimorado do retrovisor, com capacidade de rastreamento de reboque e melhorias de visão noturna, tecnologia atualmente disponível nos modelos Kenworth T680”, explica Duncan.
Um sistema de suspensão variável foi desenvolvido para otimizar a aerodinâmica, elevando o SuperTruck 2 em estradas irregulares e com obstáculos e rebaixando em condições ideais de trafegabilidade rodoviária. Seu projeto comporta outros tipos de motorização, incluindo células de combustíveis a hidrogênio, cilindros de gás e baterias.
Interior da cabine
Assim como nos exóticos caminhões projetados pelo designer alemão Luigi Colani, a posição de condução do motorista está ao centro da cabine. O painel recebe o display digital de 15 polegadas de última geração da Paccar.
“Um dos recursos que estamos testando é uma cama que se dobra sobre o sofá, proporcionando um aproveitamento melhor do espaço interno da cabine com diferentes ambientes integrados. Também criamos um conceito bacana: ter uma mesa que gira para baixo quando você está sentado no sofá. Você pode realmente comer ou trabalhar e depois mover a mesa para um local diferente sem tirar nada de cima da mesa”, finaliza Duncan.