A JCB está com as inscrições abertas para a terceira turma da Escola Lady Bamford entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro. O projeto é voltado para o ensino socioprofissionalizante de jovens de 16 a 18 anos de Sorocaba, Votorantim e região. Com carga horária de 800 horas, é ministrado por educadores voluntários, em sua maioria funcionários da JCB e de empresas parceiras. Jovens interessados em participar do processo devem fazer a inscrição no site do projeto.
O curso, que é a porta de entrada para o primeiro emprego dos alunos, é desenvolvido em parceria com o Projeto Pescar e diversas empresas. A grade de ensino é dividida em, aproximadamente, 60% de conteúdos focados no desenvolvimento pessoal e cidadania, com temas como autoconhecimento, sustentabilidade, saúde e relacionamento interpessoal. Os outros 40% são voltados para o desenvolvimento técnico, com temas específicos e atividades práticas aliadas à teoria.
Para conquistar uma das 18 vagas oferecidas, os requisitos são que o jovem não esteja inscrito em outros cursos, que estejam em lares provisórios ou que pertençam a famílias cuja renda per capita não ultrapassasse meio salário-mínimo. É feita uma triagem que conta, por exemplo, com entrevista com os jovens e uma visita à residência ou lar temporário, para conhecer as condições de cada inscrito.
Nos anos de 2021 e 2022, o projeto ajudou 12 jovens a se empregarem como, por exemplo, Jovens Aprendizes tanto na JCB como em outras empresas. Hoje, somente na JCB, são 3 como efetivos e 4 Jovens Aprendizes oriundos do projeto.