Durante a European Mobility Expo, realizada em Estrasburgo na semana passada, Domenico Nucera, presidente da IVECO Bus, anunciou que a marca vai fazer um grande investimento na fábrica de Annonay (França) para eletrificá-la e integrar a produção dos modelos elétricos HEULIEZ GX ELEC e IVECO E-WAY em suas linhas de montagem.
Até agora essas eram manuseadas apenas pela unidade de Rorthais, também localizada na França. As linhas também acomodarão a produção dos novos modelos de célula de combustível E-WAY-H2. Além disso, uma unidade dedicada à montagem de baterias elétricas de última geração também foi introduzida na unidade, permitindo que a IVECO BUS tenha controle sobre toda sua cadeia de produção.
“Manter a produção competitiva na Europa é um desafio, mas também uma oportunidade para a reindustrialização”, disse Domenico Nucera. “Estamos enfrentando o desafio da transição energética investindo maciçamente em nossas unidades de fabricação na França, bem como na Itália e na República Tcheca.”
Até 2030, 90% dos novos ônibus urbanos precisarão ser de emissão zero na europa.
A IVECO tem um plano de investimento de 600 milhões de euros nos próximos anos, conforme já anunciado durante o Capital Markets Day do Iveco Group em março. A maior parte será dedicada ao desenvolvimento de uma nova plataforma de veículos de emissão zero para os segmentos urbano e intermunicipal na Europa.
Na sua fala, executivo lembrou que além dos esforços dos fabricantes, que são essenciais, o sucesso da transição energética passa também pelo apoio financeiro dos Estados e da União Europeia. A participação do poder público foi o tema central da IAA 2024, a maior feira de transportes do mundo, realizada no mês passado em Hannover
“Se todos nós, como partes interessadas, trabalharmos efetivamente juntos, podemos enfrentar com sucesso esses desafios e aproveitar ao máximo as oportunidades que eles apresentam para a reindustrialização da Europa”, concluiu Domenico Nucera.
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