O projeto #UnindoForças, iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil, realizou mais de 1.070.000 de procedimentos médicos nas Unidades Móveis de Saúde. Além disso, foram mais de 530.000 pacientes atendidos e mais de 108.000 vacinas da Covid-19 aplicadas. Desde março de 2021, data de lançamento, até o último mês de outubro, o projeto chegou a mais de 90 cidades de 17 estados, incluindo o Distrito Federal.

As Unidades Móveis de Saúde consistem em oito carretas puxadas pelo Mercedes-Benz Actros, um caminhão baú e três ônibus customizados. A ideia é levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de locais distantes dos grandes centros urbanos ou reduzir a fila de espera do SUS. O foco principal são as populações em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil. Os veículos já rodaram 100.000 km país afora.
Case de sucesso
Para a Mercedes-Benz, o #UnindoForças é um case de sucesso e fruto de uma iniciativa de colaboradores participantes de um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios da própria Empresa. Esse grupo gera as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia.

“O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”, conclui Kathrin Pfeffer.
O projeto
Lançado em março de 2021, o projeto conta com a parceria de ONGs, entidades e empresas brasileiras e com apoio financeiro do governo alemão. “O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável que muito nos orgulha”, diz Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e madrinha do projeto.

As Unidades Móveis de Saúde compõem um projeto que reflete o pilar de responsabilidade social dos princípios ESG praticados pela Mercedes-Benz do Brasil, que segue firme no propósito de mover o mundo, reforçando sua contribuição com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.
Leia também: Mercedes-Benz lança a linha 2024 dos extrapesados Actros