Até o momento, dados da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) confirmam que o Brasil já recebeu investimentos, oriundos das iniciativas públicas e privadas, da ordem de R$ 259,3 bilhões para obras de infraestrutura. Se trata do maior valor com este fim registrado desde 2010.
“Esse montante é uma realidade. Nosso país possui um dos maiores programas de investimento em infraestrutura no mundo. Contudo, é importante lembrar que o país necessita de investimentos da ordem de 4,31% do PIB, sendo que atualmente são aportados 2,2% do PIB. Há demandas, notadamente, nas áreas de transporte, logística e saneamento básico”, afirmou Roberto Figueiredo Guimarães, diretor de Economia e Planejamento da ABDIB.
De acordo com o Livro Azul da Infraestrutura, publicado pela Associação em 2023, foram mapeados mais de 500 novos projetos, estruturados pelo governo federal, estados e municípios, com apoio do BNDES, Caixa Econômica Federal e entes privados, com CAPEX estimado em mais de R$ 800 bilhões e que devem ir para o mercado em até quatro anos. A projeção para 2027 é de que cerca de um terço desses projetos podem estar no mercado, o que vai demandar máquinas, equipamentos, peças, componentes e serviços para atender as obras.