A Infleet acaba de incorporar uma nova funcionalidade às suas tecnologias de telemetria e videotelemetria: um sistema automatizado para controle de multas. A ferramenta, ainda não disponível no mercado brasileiro, conecta a plataforma da empresa aos bancos de dados dos departamentos estaduais de trânsito (Detrans), verificando a existência de infrações a cada sete dias.
Combinada às câmeras veiculares e à telemetria da Infleet, a tecnologia identifica condutores, locais e tipos de infração, além de monitorar prazos para notificação dos motoristas e vencimento das multas. O cumprimento desses prazos pode reduzir significativamente os valores das penalidades.
“Os Detrans dão prazos para os frotistas indicarem o condutor infrator, e se isso não é feito, a multa chega a dobrar de valor. Além disso, pagando-se a multa antes do vencimento tem-se desconto de 40%. O gestor da frota tem, todos os dias, a todo instante, veículos em operação em sua frota. A automatização do controle de multas dá ao gestor acompanhamento minucioso“, explica Victor Cavalcanti, CEO da Infleet.
Este sistema agiliza a identificação de infrações recorrentes, permitindo ações corretivas imediatas, além de fornecer dados mais consistentes para programas de requalificação de motoristas.
As câmeras da Infleet, equipadas com inteligência artificial, já monitoram comportamentos de risco, como distração e sonolência. A empresa afirma que a tecnologia reduziu em 80% as distrações ao volante e em 60% os sinistros. Agora, com o controle automatizado de multas, a gestão de infrações se torna mais eficiente.