Índice de fluxo pedagiado recua em janeiro

O fluxo de veículos pesados caiu 0,3% na comparação com dezembro

fluxo pedagiado

O Índice ABCR referente a janeiro de 2024 recuou 0,6% no fluxo pedagiado no comparativo com dezembro, considerando os dados dessazonalizados. Mantida a comparação mensal, o índice de veículos leves caiu 1,8%, enquanto o fluxo de veículos pesados diminuiu 0,3%.

Comparado ao mesmo período de 2023, o índice total avançou 3,1%, determinado pelo crescimento disseminado entre as aberturas por tipos de veículos: 2,2% de leves e 6,6% de pesados. Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 5,3%, fruto do aumento de 5,9% de veículos leves e 3,3% de pesados.

“O tráfego de pesados recuou na comparação com dezembro, após estabilidade no mês anterior. Considerando um horizonte temporal mais longo, o segmento também se encontra em nível histórico elevado, apenas 0,4% abaixo de nov/23, quando atingiu o maior patamar da série histórica, iniciada em 1999. Os últimos resultados já apresentam sinais de acomodação, diante da redução das influências positivas geradas pelo escoamento da produção agrícola recorde no ano passado. Ainda, há influências do baixo desempenho da produção industrial e dos primeiros sinais de desaquecimento do comércio varejista”, afirmam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.

O índice mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas e é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.

Leia também: Índice ABCR indica estabilidade no fluxo de veículos pesados

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!