A Edenred gerou R$ 15 milhões em economia nas praças de pedágio para empresas-clientes em 2023. O montante é referente ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), de 5%, destinado a motoristas que têm tag de pedágio em seus veículos. O desconto tarifário é aplicado automaticamente na passagem do veículo com tag no pedágio.
O DBT é uma prática determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e seguida por agências reguladoras estaduais, o DBT está disponível em cerca de 100 praças de pedágio espalhadas pelo Brasil.
“É uma ferramenta para incentivar o uso de tags, no contexto de preparação do mercado à transição para o Free flow. O DBT já está gerando economias relevantes para nossos clientes, porém acreditamos que descontos maiores são necessários para acelerar o movimento, especialmente para veículos de passeio” comenta Clara Le Bail, Diretora de Produto Pedágio da Edenred Brasil.
Incentivando o uso das tags
A diretora explica que a adoção de tags deve ser impulsionada pelo sistema free flow (fluxo livre), que começou a ser testado no Brasil em março deste ano na rodovia Rio/Santos e que agora está em expansão em várias regiões do Brasil. “Trata-se de um sistema sem praças de pedágio e sem cancelas e que permitirá no futuro um modelo de pagamento da tarifa proporcional ao trajeto percorrido que trará um modelo de cobrança mais equilibrado e economias, principalmente para os operadores logísticos.”
“Além disso, o free flow permite ter um tráfego mais fluido nas rodovias, sem necessidade de paradas ou desaceleração, o que impacta positivamente no consumo de combustível e nas emissões de carbono do veículo. Estamos frente à uma mudança estrutural no mercado de pedágio no Brasil, por isso é importante acompanharmos nossos clientes nesse momento de evolução”, finaliza Clara.
A linha de negócios de mobilidade da Edenred conta com mais de 33 mil empresas clientes, uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano e 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais em todo o Brasil.
Leia também: Atendimento por IA da Edenred registra aderência por parte de motoristas