Índice ABCR indica estabilidade no fluxo de veículos pesados

No acumulado do ano de 2023, o fluxo de pesados avançou em relação a 2022

O Índice ABCR referente a dezembro de 2023 avançou 0,6% no comparativo com novembro, considerando os dados dessazonalizados. Mantida a comparação mensal, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves avançou 1,3%, enquanto o fluxo de veículos pesados manteve estabilidade. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.

Comparando com o mesmo período de 2022, o índice total avançou 6,6%, determinado pelo crescimento disseminado entre as aberturas por tipos de veículos: 7,1% de leves e 4,7% de pesados. Já no acumulado do ano, o índice total teve crescimento de 6,1%. O fluxo de veículos leves aumentou 7,1% e o fluxo de pesados, 3,0%.

“No encerramento de 2023, os indicadores de fluxo das praças se mantiveram positivos. Considerando as aberturas por tipos de veículos, ainda que os indicadores leves e pesados venham apresentando ritmo de aumento distinto, dada a maior expansão do primeiro comparado ao segundo, ambos se encontram no maior patamar da série histórica (iniciada em janeiro de 1999)”, comentam Thiago Xavier e Davi Cardoso, da Tendências Consultoria

Os analistas também contextualizam os resultados dos anos anteriores, que corroboram para essa sequência de números positivos. 

“Considerando o acumulado de 2023, o resultado foi majoritariamente influenciado por leves (7,1%) e, em menor medida, pesados (3,0%). Em primeiro lugar, vale contextualizar os resultados dos anos anteriores, em especial durante o auge da pandemia, que gerou um choque negativo desproporcionalmente elevado e relativamente mais duradouro sobre o fluxo de leves. Com relação a pesados, apesar da menor alta relativa, o indicador também registrou importante expansão em 2023, inclusive acima da registada em 2022 (variação, respectivamente, de 3,0% e 1,9% nesses anos). Outro fator relevante é a atual conjuntura macroeconômica brasileira, marcada pela expansão da demanda das famílias por serviços presenciais, em especial na primeira metade do ano”.

A série de alta no fluxo pedagiado é histórica no Brasil

Índice ABCR em São Paulo

Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos subiu 0,2% em dezembro, em termos dessazonalizados. O segmento de leves apresentou alta de 0,7%, enquanto pesados teve redução de -0,1%.

Em relação ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 5,6%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 6,1%, enquanto o fluxo de pesados aumentou 4,0%. No acumulado de 2023, o índice total avançou 6,4%. O fluxo pedagiado de veículos leves expandiu 7,4% e o fluxo de pesados registrou alta de 3,2%.

Índice ABCR em Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o fluxo total demonstrou ligeira queda de 0,3% comparado a novembro, em termos dessazonalizados. O resultado decorreu da queda de 0,7% de veículos leves, enquanto houve crescimento de 1,4% de pesados.

Na comparação com dezembro de 2022, o índice total registrou aumento de 5,7%. O resultado foi determinado pela alta de 5,5% de leves e 6,8% de pesados, mantida a métrica de comparação interanual. No acumulado de 2023, o índice total cresceu 4,8%. O fluxo pedagiado de veículos leves teve alta de 5,2% e o fluxo de pesados de 2,6%.

LEIA MAIS: Portfólio da ClickBus atinge 380 mil opções de rotas de viagens

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!