Ao invés de vir prospectar mercado no Brasil, a iMile Delivery chegou ao mercado nacional com uma operação já bastante robusta em parceria com a Shein, varejista eletrônica global de moda e estilo de vida, para realizar a sua operação de transporte de último quilômetro. Aliás, essa tem sido a estratégia da operadora logística para avançar rapidamente pelo mercado global: iniciar uma operação atrelada a uma grande empresa como a Shein, TikTok, Amazon, AliExpress, DHL, Taager e Temu, por exemplo.
Presente em 15 países, a iMile pretende ampliar a sua atuação para 25 mercados até o final do ano, quando terá concluído a formação da sua estrutura global, marcando presença no Oriente Médio, África, América Latina, Europa e Sudeste Asiático. “Na América Latina, vamos expandir a partir do México e do Brasil para países como Chile e Colômbia, com a expectativa de alcançar cobertura de rede abrangente até 2027”, destacou Leonardo Foppa, gerente Executive de Operações e Expansão da iMile Delivery Brazil.
O ciclo de investimentos para a expansão das atividades da iMile na América Latina compreende US$ 200 milhões, equivalentes a R$ 1.026 bilhão na cotação de R$ 5,13 para US$ 1, de 10 de maio.
A iMile tem uma história interessante. A chinesa Rita Huang, fundadora e CEO da iMile, era a responsável pela operação da Huawei no Oriente Médio, quando decidiu deixar a empresa para abrir o seu próprio negócio em 2017, diretamente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com o propósito de garantir soluções logísticas confiáveis, inovadoras e centradas no cliente, atendendo o mercado de entrega expressa e última milha do comércio eletrônico. A empresa também se propõe em proporcionar transparência em todas as etapas dos pedidos para proporcionar maior segurança aos clientes, bem como gestão e automação de pedidos, otimização de rotas, análise de dados e inteligência por meio de plataforma própria.
Anualmente, a iMile vem dobrando o seu faturamento global e pretende alcançar uma receita de US$ 1 bilhão nos próximos anos. Nos últimos 5 anos, a companhia dobrou o seu faturamento global, anualmente. Como a operadora está em seu primeiro ano no mercado brasileiro, o dado consolidado ainda não existe. Em 2022, último valuation (termo em inglês para avaliação de empresas) divulgado pela iMile Delivery foi de US$ 350 milhões e uma nova análise será feita neste ano e, diante do exponencial crescimento da marca em escala global, haverá significativa valorização.
iMile Delivery no Brasil
A estrutura da iMile Delivery no país conta com 240 CSPs (parceiros de serviço, na sigla em inglês) para cobertura nacional, capacidade para a movimentação de até 500.000 pacotes diariamente, cobertura de 2.800 cidades, sendo que, a partir de julho, sua operação cobrirá 26 estados mais o Distrito Federal, um novo RDC (Centro de Distribuição Regional, na sigla em inglês) de 17.000 m² em Barueri (SP), terá um novo sorter até o final de maio para automatizar o processo de separação de mercadorias. A companhia iniciou o ano com 20 pontos de entregas e encerrará 2024 com mais de 100. Atualmente, a iMile Delivery atua com 150 funcionários diretos e, em 2025, mais 350 trabalhadores serão contratados.
Os RDCs de Minas Gerais e do Rio de Janeiro já estão em operação, enquanto os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia deverão receber as próximas instalações. “Os CSPs (Channel Service Partners) são os nossos parceiros logísticos para as entregas. Nós, da iMile Delivery, entregamos milhares de encomendas por dia e, para isso, contamos com parceiros logísticos de todos os portes. Eles fazem tanto serviço de primeiro quanto de último quilômetro, sendo fundamentais para a capilarização do serviço de entregas para 100% da cobertura nacional”, detalha Foppa. “Chegamos, inclusive, onde não há CEP. Por exemplo, em algumas comunidades trabalhamos com parceiros locais por meio de projetos sociais do G10 Favelas ou o Carteiro Amigo, em que levamos as mercadorias para um local e a entrega final é feita por eles, gerando emprego e renda dentro da própria comunidade em que atuam”, completa.
A iMile Delivery projeta cobrir 100% dos endereços no Brasil. Para tanto, a companhia investe na diversificação dos transportadores parceiros. Portanto, além dos serviços de empresas consolidadas, qualquer pessoa pode trabalhar com o modelo de entregas de último quilômetro. Mas, não se trata de mais uma “uberização”, em que o trabalho não possui vínculo trabalhista. “Para operar com a iMile, o prestador de serviços deverá abrir uma empresa MEI (Micro Empreendedor Individual), bem como também poderá ser uma ME ou Ltda, em que ele atuará como braço logístico para que possamos alcançar a cobertura integral do território nacional. A Rita, nossa CEO, tem uma preocupação genuína e muito grande com as questões ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em Inglês) e, por isso, prevemos condições favoráveis de trabalho nessa operação”, declara Foppa. “Futuramente, nossos motoristas parceiros poderão se beneficiar de facilidades que assegurem, ainda mais, a segurança e a eficiência de suas operações por meio de treinamentos e outras vantagens que serão informadas oportunamente”, completa.
Parceiros de transporte da iMile
Qualquer empresa de entregas ou investidor, que atenda às condições do CSP, e possua as qualificações necessárias pode enviar a candidatura online para o “Programa CSP” da iMile. Após o recebimento da candidatura, o Departamento Nacional de Gerenciamento da Rede analisará as qualificações e condições. Se os requisitos forem atendidos, um supervisor ou especialista avaliará o plano de negócios e a área de entrega em até uma semana. Uma vez alcançado um consenso, o processo segue para aprovação do departamento. Assim que todas as aprovações necessárias forem obtidas, a etapa final do processo é assinar o contrato.
Operação Modelo
A iMile, por meio de seu centro de Desenvolvimento e Pesquisa, desenvolveu a ferramenta Mweb Booking Channel, com foco no Last Mile. Se trata de um link no qual os usuários podem rastrear as trajetórias logísticas de forma dinâmica, marcar compromissos para datas de entrega específicas e modificar locais, reduzindo assim a proporção de endereços inválidos. Este ciclo fechado de endereços de clientes melhora a eficiência da entrega e reduz os custos logísticos.
No caso da Arábia Saudita, por exemplo, o custo da reserva por telefone no atendimento ao cliente é aproximadamente 18 vezes maior do que a reserva pelo Mweb. A introdução deste meio de agendamento aumentou a taxa de inscrição para 93,29%. O controle sobre as etapas logísticas permite ao consumidor que reside fora de um condomínio, uma melhor utilização do seu tempo ao longo do dia, pois não precisa mais ficar esperando a entrega que “poderia acontecer a qualquer momento”, melhorando a experiência do cliente.
iMile no Mundo
Atualmente, a iMile conta com mais de 2000 funcionários em todo o mundo. Em 2024, a empresa contratará, aproximadamente, 280 chineses e cerca de 1.000 estrangeiros, excluindo pessoal terceirizado. Essa demanda suprirá as necessidades operacionais, de pesquisa e desenvolvimento, atendimento ao cliente e pessoal de configuração padrão para países recém-inaugurados. A companhia opera com dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento na China e um na Polônia, sendo que, futuramente, novos centros de P&D serão inaugurados na Ásia, Oriente Médio e América Latina. O quadro de trabalhadores global da iMile Delivery contempla 40 nacionalidades.
Linha do Tempo
- 2017: A iMile lançou suas operações nos Emirados Árabes Unidos.
- Em 2020, a iMile ficou em 25º lugar entre as 50 startups mais financiadas pela Forbes Middle East.
- 2021: A iMile iniciou operações no México, Omã e Jordânia. A iMile também lançou o aplicativo iMile Delivery, que é voltado para pequenas empresas. Recebeu rodada de financiamento da Série A de US$ 40 milhões com um valuation de US$ 350 milhões, marcando o maior esforço de captação de recursos do tipo por uma mulher na região.
- 2022: A iMile ficou em 9º lugar na lista das 50 startups mais financiadas pela Forbes no Oriente Médio. A iMile também lançou operações no Kuwait, Catar, Bahrain e Turquia. A iMile levantou US$30 milhões na rodada de financiamento da Série B.