IA ajuda na recolocação de produtos secos no mercado

Gooxxy usa tecnologia para encontrar os maiores compradores de produtos secos e usa a DHL para a movimentação logística dos alimentos.

Por Gustavo Queiroz

- julho 30, 2024

CD de Jandira da DHL Supply Chain

A Gooxxy, empresa que atua com soluções sustentáveis, contratou a DHL Supply Chain para a recolocação de produtos secos (não perecíveis), um modelo de economia circular. A iniciativa visa combater o desperdício no planeta por meio de uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA), que analisa e busca o melhor cliente comprador dos itens que precisam ser recolocados no mercado, por meio da integração de informações sobre o estoque disponível.

Em 2023, a companhia gerou com a recolocação mais de R$ 1 bilhão de receita no mercado, por meio de mais de 5.300 toneladas de produtos que não foram descartados e esse total equivale a 5,7 milhões de refeições. O processo também evitou o uso de mais de 7,6 milhões de metros cúbicos de água no descarte e a emissão de 3.788 toneladas de CO² na atmosfera.

A DHL Supply Chain é responsável pela coleta na indústria e recepção dos lotes, armazenagem temporária, expedição dos produtos em pedidos menores e o transporte rodoviário no Estado de São Paulo (“último Km” até o revendedor). Essa operação utiliza um centro de distribuição da DHL em Jandira (SP) e tem o plano de expansão regional ainda em 2024 na América Latina.

O transporte na Grande São Paulo é feito com um caminhão elétrico. Nesta primeira fase, a DHL Supply Chain deve movimentar mais de 1.800 toneladas de produtos secos por mês, mas os parceiros planejam expandir esse trabalho para todo o Brasil e internacionalmente, aproveitando a rede de filiais e hubs da DHL.

A busca por alternativas de canais de vendas secundários para indústrias e varejistas traz um impacto significativo na redução do desperdício e no acesso aos produtos pela população”, afirma Giovanna Maurício, gerente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain. “Esta é uma operação de giro rápido, já que os produtos que ficam armazenados um ou dois dias em nosso hub, e na qual recebemos grandes lotes que são fracionados, de forma que fazemos o last mile dos pedidos”, completa.

Ambas empresas confirmam a expansão do serviço para o Chile e o México, além de outros países do continente. “A parceria com a DHL Supply Chain é um passo muito importante para a Gooxxy, porque vai nos garantir mais eficiência e otimização na operação logística, tanto no inbound quanto no outbound (entrada e saída) dos produtos que serão recolocados”, afirma Igor Gonzales, Head de Logística da Gooxxy.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques