A transformação digital avança no transporte rodoviário, e o Grupo JCA, que controla empresas como Viações Cometa, 1001 e Catarinense, fechou uma parceria com a AutomationEdge, especializada em hiperautomação, e a Quality Digital para implementar soluções de RPA (Robotic Process Automation).
O projeto priorizou a automação do tratamento de mais de 250 contas de consumo, com potencial de expansão. “O RPA aumenta a produtividade e permite realocar colaboradores para outras funções“, afirma Felipe Santos, gerente de TI do Grupo JCA.
Antes da automação, a verificação manual demandava quatro funcionários em tempo integral, totalizando 640 horas mensais, média de 40 minutos por conta. Com o robô, o tempo caiu para cinco minutos, ocupando apenas um terço da carga de um agente. Em dois meses, a operação registrou 3.210 processamentos, média de 107 por dia.